A trilogia humanista de Kobayashi, "Guerra e humanidade", continua tendo, neste segundo filme, o idealista Kaji sendo mandado à Manchúria, o local mais longe do Japão e com as mais selvagens atrocidades acontecendo durante a Segunda Guerra Mundial. Ao descobrir que os soldados são cruelmente maltratados pelo seu sargento e oficiais, Kaji resolve fazer um protesto.

Esta sequela mostra Ip Man quando este imigra para Hong Kong em 1949, depois dos conflitos com os japoneses. Em Hong Kong, ele tenciona ensinar a sua disciplina Wing Chun de artes marciais para o mundo, mas ele esbarra no ciúme dos seus rivais e na opressão dos britânicos.

Um pelotão de soldados dos Estados Unidos é instalado no Vale Korengal, no Afeganistão. O documentário se concentra num posto avançado com 15 homens chamado "Restrepo", nome de um médico do pelotão que foi morto em ação. Ele foi considerado um dos mais perigosos postos militares dos Estados Unidos.

Embora tanto a perseguição histórica como a perseguição moderna aos arménios e a outros cristãos esta relativamente descoberta nos principais meios de comunicação, mas não esta no radar do comum americano e outras sociedades ocidentais, é um assunto que tem recebido muito mais atenção nos últimos anos.