Brian Slade, uma estrela do "glam-rock" norte-americano dos anos 70, finge a sua morte em palco e desaparece misteriosamente. Dez anos mais tarde, um jornalista de investigação, Arthur, decide procurá-lo e começa a recolher depoimentos de muitos dos que com ele viveram o "glamour" dos anos 70. A determinada altura Arthur encontra Curt Wild, amante e fonte de inspiração de Slade, e a história dos três personagens cruza-se então numa tentativa de reconstrução dos seus percursos desde a adolescência, que passa necessariamente pela descoberta da música, do "glamour" e da sexualidade.
Assinado por um dos maiores talentos da nova safra do cinema americano - Kevin Smith - Procura-se Amy mostra um tema com o qual os jovens dos anos 90 ainda não sabem lidar: o sexo em toda a sua extensão. Smith mistura cultura pop e comportamento sexual com humor, inteligência e linguagem ousada e criativa. Holden McNeil e Banky Edwards, criadores de uma famosa revista em quadrinhos em New Jersey, vivem tranquilos, até Holden conhecer a bela roteirista Alyssa Jones. Apaixonado pela garota, sente-se atraído ao descobrir suas preferências românticas. Decidem ser só bons amigos. Depois de uma proposta inusitada, Alyssa e Holden se separam e só se reencontram um ano depois.
Romain (Melvil Poupaud) é um fotógrafo de moda bem-sucedido. O problema é que ele está lutando contra um câncer. Enquanto percebe que está cada vez mais perto da morte, ao mesmo tempo em que se recusa a fazer quimioterapia, ele passa a tratar mal todos que estão ao seu redor, como o companheiro, os pais e a irmã.
Vários jovens de Nova York encontram-se num salão infame e underground chamado Shortbus, onde se deparam com situações cômicas e trágicas envolvendo amor, música, política e sexo. Sofia é a terapeuta sexual que nunca teve um orgasmo e por isto fingiu durante anos para seu marido, Rob. Ela conhece Severin, uma dominatrix que tenta ajudá-la. Entre os clientes de Sofia está o casal gay James e Jamie, que começa uma relação aberta com Ceth. O filme sugere uma forma de diminuir a pressão pós-ataques terroristas de 2001 e assim reconciliar melhor as pessoas.