Verdadeiro clássico do cinema mundial, Os Sete Samurais é um marco na carreira do mestre do cinema Akira Kurosawa, considerado um dos maiores cineastas de todos os tempos. O filme narra a história de um veterano e decadente samurai que é contratado por um pequeno e pobre vilarejo para os proteger de um bando de 40 criminosos. Considerado por muitos uma obra-prima, é um dos poucos filmes que podemos chamar de perfeito.
No Japão do século 19, um hospital de caridade o Dr. Niide (Toshiro Mifune), um médico duro mas honrado, conduz um jovem estagiário sob sua orientação ao longo de inúmeros casos difíceis. Ambientado aos tempos feudais, o novato médico, Yuzo Kayama, é enviado para uma enfermaria pobre esperando ser apenas passageiro, mas está furioso ao saber que ele deve lá ficar. Ele tenta provocar a sua dispensa, mas é frustrado pelo médico-chefe "Barba Ruiva" (Toshiro Mifune), um homem cujos métodos são tão carinhosos quanto imprevisíveis.
O general Washizu e o general Miki perdem-se na floresta e encontram uma bruxa que prevê que Washizu será rei e que será sucedido pelos herdeiros de Miki. É então que Washizu mata o seu senhor, Kuniharu Tsuzuki, e Miki. A bruxa prevê agora que ele estará a salvo enquanto a floresta não se puser em movimento. Mas o filho de Miki ataca o castelo de Washizu, usando as árvores da floresta como camuflagem. O filho de Washizu nasce morto, a sua mulher enlouquece e ele é traído pelos seus homens.