Wendy Carroll está em viagem até Ketchikan, no Alasca, na esperança de conseguir um trabalho de verão e de começar uma nova vida com a sua cadela, Lucy. Porém o carro avaria em Oregon, e o seu frágil equilíbrio financeiro quebra-se e ela vê-se confrontada com uma série de difíceis escolhas que terão sérias consequências na sua vida e na de Lucy.

O filme "A árvore da vida", do diretor americano Terrence Malick, levou a Palma de Ouro, o principal prêmio de Festival de Cinema de Cannes A relação entre pai e filho numa família comum, inserida num contexto maior da história humana, desde o Big Bang até o fim dos tempos.

O professor Ethan Learner (Joaquin Phoenix), sua esposa Grace (Jennifer Connelly) e sua filha Emma (Elle Fanning) acompanham o recital do filho mais velho Josh (Sean Curley). No caminho de volta para casa, eles param no posto de gasolina na Reservation Road. O advogado Dwight Arno (Mark Ruffalo) está levando seu filho Lucas (Eddie Alderson) para a casa de sua ex-esposa Ruth Wheldon (Mira Sorvino), após terem passado a tarde juntos assistindo a um jogo de beisebol. Um terrível acidente envolverá essas duas famílias, resultando na morte de seus filhos. Assombrados pela tragédia, cada um irá reagir de uma maneira inesperada para superar a perda.

Kelly Paretta (Julianne Moore) é uma mulher atormentada com a morte de San, seu filho pequeno, em um acidente aéreo ocorrido há pouco mais de um ano. Por causa disto ela cada vez mais se afasta de seu marido, Jim (Anthony Edwards). Ao visitar o Dr. Munce (Gary Sinise), seu psiquiatra, ele lhe diz que seu filho nunca existiu e que ela inventou todas as lembranças que possui em relação a ele. Chocada, Kelly começa a procurar provas da existência de Sam entre seus pertences, mas tudo desapareceu. Acreditando estar enlouquecendo, Kelly consegue encontrar Ash Correll (Dominic West), o pai de outra criança que também foi vítima do acidente. Juntos eles tentam encontrar provas da existência de seus filhos e recuperar a sanidade.

Uma romancista iniciante e seu marido, diretor de cinema, Kelly (Melanie Lynskey) e Jeff (Joe Swanberg), e seu filho de dois anos de idade, levam uma vida tranquila em Chicago. Mas quando a irmã caçula e irresponsável de Jeff, Jenny (Anna Kendrick), vem morar com eles depois de sua separação, as coisas começam a mudar. Jenny engata um relacionamento complicado com traficante que também toma conta de crianças (Mark Webber), e ela e uma amiga, Carson (Lena Dunham), provocam uma evolução na vida de Kelly, cuja carreira e relacionamento com o marido começam a seguir novas direções. Mas serão elas bem-vindas?