Cidade de Deus é uma favela que surgiu nos anos 60, tornando-se um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro, no começo dos anos 80. Para contar a história deste lugar, o filme narra a vida de diversas personagens, todas apresentadas do ponto de vista do narrador, Buscapé. Buscapé é um menino pobre, negro, muito sensível e bastante amedrontado com a idéia de vir a transformar-se num bandido; mas também, suficientemente inteligente para resignar-se a fazer trabalhos muito duros. Buscapé cresceu num ambiente bastante violento. Apesar de "o mundo estar contra ele", descobre que pode ver a vida com outros olhos, os de um artista. Acidentalmente, torna-se fotógrafo profissional, e liberta-se.

Antoine Doinel tem catorze anos. Na escola, não para e arranja problemas com a professora que o castiga por ter escrito nas paredes da sala de aula. Em casa, os pais são indiferentes à sua presença e não sabem o que fazer com ele durante as férias. Antoine faz gazeta à escola com o colega René e surpreende a mãe nos braços do seu amante. A vida do jovem Antoine parece que será vivida sob o signo da mentira e do desenrasque.

Lester Burnham, um pai de família em plena crise, vê-se confrontado com um casamento que sobrevive apenas para criar a filha Jane, que parece odiá-lo, e a mulher Carolyn que só pensa no seu próprio trabalho. Ao conhecer Angela, uma colega da filha, Lester fica imediatamente atraído pela rapariga e inspirado por esta nova “musa” decide romper com a vida que levava até então: despede-se do trabalho, afirma-se em casa como nunca o tinha feito, começa a fumar erva, a fazer musculação e compra o carro dos seus sonhos...

Alguns podem pensar que Donnie é um adolescente como outro qualquer. E seria, não fossem o que ele descreve como "problemas emocionais". Ele é sonâmbulo e fala com Frank, um coelho imaginário que diz que o fim do mundo está próximo. Apesar das consultas de psicoterapia e da medicação, ele continua a fazer coisas...coisas que o coelho pede. Mas, uma noite o seu amigo imaginário atrai-o para fora de casa imediatamente antes de um avião cair no seu quarto...

Billy Elliot um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé, que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade.

Estamos no verão de 1963. Baby, como a família ainda lhe chama, é uma adolescente idealista de 17 anos, em férias com a família numa estância de verão. Uma noite, enquanto conhece o local, é atraída por uma música vinda do alojamento dos empregados. É lá que conhece Johnny Castle, um professor de dança, por quem se apaixona de imediato. Quando Penny Johnson, a parceira de dança de Johnny, fica grávida, Baby oferece-se para a substituir. É aí que começa a treinar com Johnny tornando-se a sua aluna preferida, tanto na dança como no amor. A actuação dos dois no hotel é um enorme êxito, mas o pai, quando descobre, não gosta, pois considera Johnny de classe social inferior. Mas o convívio diário que mantiveram nessa semana leva-os a apaixonarem-se um pelo outro, e nem a vontade dos pais os vai afastar.

Noah, de 18 anos, encontra uma conexão com Diego em um site de namoro gay e marcam um encontro. Mas nem tudo é o que parece.