O detective de homicídios John Hobbes testemunha a execução de um "serial killer", Edgar Reese. Mas depressa se dá conta que os homicídios recomeçaram e da mesma forma que aconteciam antes da execução. Entretanto repara que as pessoas na rua cantam a mesma melodia que o criminoso cantou na câmara de gás. O detective descobre que todos estão possuídos por Azazel, um anjo maldito que não tem forma mas que com um simples toque consegue possuir as pessoas. Quando Hobbes é forçado a matar um professor possuído por Azazel, descobre que tem de fazer o impossível: descobrir todo o mistério acerca de Azazel e deter este anjo caído.
Um psicólogo forense (Morgan Freeman) de Washington viaja até a Carolina do Norte para investigar o aparente seqüestro de sua sobrinha, que desapareceu do campus universitário em meio a outros sequestros similares. Ele está praticamente certo que as jovens vítimas dos recentes seqüestros estão vivas, pois quem está executando estes raptos é um "colecionador". No entanto, ele não sabe se sua sobrinha está entre as possíveis vítimas, mas consegue ser ajudado por uma médica (Ashley Judd) que estava no cativeiro, conseguiu escapar e garante que várias jovens estão vivas, inclusive quem ele procura. O investigador decide então caçar o seqüestrador, que usa o pseudônimo de "Casanova".
Um grupo de elite de ex-militares se propõe explorar um abismo desconhecido, sem saber que seu pior pesadelo está esperando por eles no profundo abaixo do solo.