Em um pântano distante vive Shrek, um ogre solitário que vê, sem mais nem menos, a sua vida ser invadida por uma série de personagens de contos de fada, como um grande e malvado lobo, três porcos que não têm casa, entre outros. Todos eles foram expulsos das suas casas pelo malvado Lorde Farquaad. Determinado a recuperar a tranquilidade de antes, Shrek resolve encontrar Farquaad e faz um acordo com ele: todos os poderão voltar às suas casas se ele e o seu amigo Burro resgatarem uma bela princesa, que é prisioneira de um dragão. Porém, quando Shrek e o Burro conseguem finalmente resgatar a princesa descobrem que os seus problemas estão apenas a começar.
Uma rapariga pobre vê imagens de felicidade nas chamas dos fósforos que ela acende para se manter quente, ao som do "Quarteto de Cordas em Ré Maior: Terceiro Movimento: Noturno (Andante)" de Alexander Borodin.
Após casar-se com a Princesa Fiona, Shrek vive feliz no seu pântano. Ao voltar da sua lua-de-mel, Fiona recebe uma carta dos seus pais, que não sabem que ela agora é um ogre, convidando-a para um jantar juntamente com o seu grande amor, na intenção de conhecê-lo. A muito custo, Fiona consegue convencer Shrek a ir visitá-los, tendo ainda a companhia do Burro. Porém os problemas começam quando os pais de Fiona descobrem que ela não se casou com o Príncipe, a quem havia sido prometida, e enviam o Gato de Botas para separá-los.
Pode até ser o início de uma vida de felicidade para Rapunzel, mas as coisas não estão a correr exatamente de acordo com os seus sonhos. Enquanto Eugene se adapta rapidamente à sua nova vida de luxo na corte, para Rapunzel a vida como princesa no Reino de Corona está a ser mais complicada do que havia antevisto. Assoberbada pelas novas responsabilidades, Rapunzel e a sua amiga e aia Cassandra partem rumo a uma noite de liberdade na qual o cabelo loiro de Rapunzel volta a crescer. Poderá ela aceitar tudo o que isso representa?