O documentário de Helena Solberg sobre a vida da cantora e atriz estréia nos EUA com ótimas críticas. Ao Brasil, chega em agosto. É raro ver a estréia de um filme dirigido por um brasileiro, especialmente no Exterior e recebendo boas críticas. É o caso de Carmen Miranda: Bananas Is My Business, de Helena Solberg, documentário sobre a vida da artista que estreou esta semana em Nova York, com críticas entusiasmadas da imprensa local. O filme, que estréia em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Brasília no dia 4 de agosto, conta a história de uma das mais famosas - porém misteriosas e mal-compreendidas - figuras da vida cultural brasileira.

A trajetória de refugiados recém-chegados ao Brasil que, junto com trabalhadores sem-teto, ocupam um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Em meio à tensão diária da ameaça do despejo, revelam-se dramas, situações cômicas e diferentes visões de mundo.

A vida de uma mulher, desde seu nascimento até sua morte. O personagem foi vivido por diferentes pessoas, de diferentes idades, em diferentes regiões do país, a partir de registros da vida, dos acontecimentos que são comuns a todos os humanos. O mistério do nascimento, as celebrações de nossa cultura, o crescimento e degeneração do corpo, a morte e as questões que envolvem herança de conhecimento.