Alberto, diretor de escritório dos correios, finge ser deficiente para conseguir uma transferência para Milão. Seu plano é descoberto e, como punição, ele é transferido para uma pequena cidade perto de Nápoles onde terá que permanecer por dois anos.
O administrador dos correios Philippe Abrams para animar a sua esposa Julie, que está muito deprimida, faz tudo para que consigam ir viver para a costa francesa, pois gostam muito do soalheiro Sul de França. Mas quando Philippe é apanhado a fazer vigarices para conseguir ser transferido para um "resort" na Riviera, o castigo não podia ser pior: para pagar as suas asneiras ele terá de trabalhar, durante três anos, na estação dos correios de Nord Pas de Calais, uma das regiões mais industriais e frias do seu país. Porém, ele depressa se vê a passar uns bons tempos com os afáveis e bem-humorados habitantes do Norte, acabando por apreciar a sua cozinha e mesmo até aprender o dialecto local, o incompreensível Ch'ti...
Tickel Head é um pequeno povoado na costa canadense cujos habitantes são obrigados a viver de irrisórios subsídios do governo. Um dia, politicos chegam ao local com a proposta de instalar ali uma pequena fábrica. A ideia parece boa, mas a população só irá aceitar com uma condição: é necessário que a cidade tenha pelo menos um médico residente. Percebendo que não vão chegar a lugar algum, contentam-se com a promessa de que um médico ficará na cidade por apenas um mês. Assim o povo se une para tornar aquele o local mais agradável do mundo a fim de seduzir o médico a permanecer ali para sempre.
As histórias emocionantes de oito pessoas que vivem na rua, na costa Oeste dos Estados Unidos, moldam o retrato cinematográfico de uma crise humanitária.