Shirley Valentine é uma perfeita e tradicional esposa. Todos os dias arruma a casa, passa roupa, e prepara o jantar do marido. Só que Shirley está vivendo um momento difícil e acha que essa existência rotineira está acabando com seus velhos sonhos de juventude. Para tentar recuperá-los, viaja por duas semanas para a Grécia com uma amiga. Longe do marido e dos filhos, talvez encontre o amor e quem sabe a liberdade. Mas será isso mesmo o que Shirley Valentine quer? Para conhecer um pouco da vida dessa "Dona-de-Casa típica" , veja "Shirley Valentine", um filme que mostrou ao que com esse desempenho foi indicada para o Oscar de Melhor Atriz.

Em plenos anos 30 a Sra. Erlynne é bastante conhecida pela alta sociedade de Nova York, já que tem a fama de sempre se envolver com homens ricos e casados, e ser sustentada por eles. Cercada por problemas e com contas a pagar, ela decide deixar a cidade e partir para a costa italiana, onde está surgindo um novo reduto da aristocracia americana. Lá ela encontra o jovem casal Meg e Robert Windemere, que se casaram recentemente. Aos poucos a Sra. Erlynne se envolve com Robert, o que gera rumores de que ele está traindo Meg com a visitante.

Gaston Lachaille, o solteiro mais cobiçado de Paris, se apaixona por Gigi, uma jovem irrequieta e que recebe aulas de etiqueta para se tornar uma dama da aristocracia. Roteiro baseado em romance de Colette.