Oskar Schindler é um empresário alemão que vê no esforço de guerra nazi, durante a II Guerra Mundial, uma oportunidade para enriquecer. Assim, propõe-se fornecer ao exército do III Reich munições a baixo custo, contando para isso com o trabalho escravo de centenas de judeus que estão confinados ao gueto de Cracóvia, na Polónia. Itzhak Stern, o guarda-livros de Schindler, rapidamente se apercebe de que manter o funcionamento da fábrica é a última esperança de vida para aqueles que nela trabalham. Embora nunca o mencione, Schindler vai a pouco e pouco adquirindo a mesma percepção, e trata de aprofundar as relações de amizade que travou com o oficial nazi Amon Goeth. Este virá a tornar-se comandante de um campo de concentração, tendo como desporto favorito praticar tiro ao alvo com os judeus ali encarcerados.

Em 1939, quando a Polónia é invadida pela Alemanha Nazi, o pianista Wladyslaw Szpilman interpretava peças clássicas numa rádio em Varsóvia. O jovem pianista irá então partilhar o drama do povo judeu, testemunhando a sua transferência forçada para o gueto de Varsóvia e, depois, para os campos de extermínio. Determinado a sobreviver, foge do gueto dias antes da grande revolta que os alemães esmagarão com sangue. Com a ajuda de membros da resistência polaca, viverá uma existência de fome, solidão e medo, entre os escombros de um mundo que colapsa ao seu redor.

II Guerra Mundial. Marrocos fervilha de refugiados europeus em busca da passagem para uma Lisboa que se mantém neutra. Em Casablanca é mais fácil entrar do que sair, especialmente se o seu nome estiver na lista Nazi dos mais procurados. No topo dessa lista está o líder da Resistência Checa, Victor Laszlo, cuja única esperança é Rick Blaine, um cínico americano que não arrisca o pescoço por ninguém... especialmente pela mulher de Victor, Ilsa, a sua ex-amante de Paris. Cabe agora a Rick decidir o que é mais importante: a sua felicidade ou as inúmeras pessoas que esperam por uma saída do país...

Retracta o inferno dos tripulantes de um submarino alemão que, em 1942, participou da Batalha do Atlântico. De modo realista, conhecemos como um simples submarino lutou contra os navios Ingleses e todo o sofrimento de quando eram atacados.

Numa villa italiana, arruinada após o fim da Segunda Guerra Mundial, uma enfermeira militar do exército canadiano cuida de um aviador britânico desconhecido, que teve queimaduras generalizadas quando o seu avião foi abatido. Assim, aos poucos, ele começa a narrar o grande envolvimento que teve com a mulher do seu melhor amigo e de como este amor, fortemente correspondido, acabou da pior maneira.

Claus von Stauffenberg, um coronel do Exército Alemão que foi ferido nos combates no Norte de África, regressa a Berlim e torna-se o líder uma improvável conspiração de altos oficiais militares para assassinar Adolph Hitler, dissolver as SS, devolver a liberdade aos alemães e acabar com a Segunda Guerra Mundial.

Em plena Segunda Guerra Mundial, a judia Felice Schragenheim resolve por permancer em Berlim, mesmo havendo o perigo constante de ser capturada a qualquer momento pelos soldados nazistas. Tudo por causa de seu grande amor: Lilly Wust, a pacata esposa de um soldado alemão e mãe de três filhos.

A tripulação de um submarino ficou presa no fundo do mar quando ele afundou. Como eles podem ser resgatados antes do ar acabar?

Kate Davis (Mira Sorvino), uma jovem jornalista inglesa, é enviada a trabalho para Leningrado. A Segunda Guerra Mundial está no seu auge, os nazistas já dominam metade da Europa e parte de Rússia, mas falham em Leningrado. Ao perceber que não conseguiria tomar a cidade à força, Hitler monta uma estratégia extremamente desumana. Cerca Leningrado, bloqueando o acesso de mantimentos, com o objetivo de matar de fome mais de três milhões de pessoas. Em meio a este cerco do horror, Kate e a população local, precisam tentar de todas as maneiras sobreviver e não sucumbir à fome e ao domínio do nazismo, na batalha mais cruel da Segunda Guerra Mundial.