No árduo mundo do balé, as garotas e dançarinos do empresário Boris Lermontov não têm folga: sua vida deve ser devotada à dança se eles quiserem continuar na carreira. A jovem bailarina Victoria Page é uma promessa, e após o sucesso do espetáculo "Red Shoes", parece que ela terá o mundo a seus pés, até se envolver com o compositor Julian Craster, a contragosto de Lermontov.

Uma criança nasce. Vemos nadadores submarinos representando isso. Ele é jovem, em um ambiente de selva, com dois "instintos" fantasiosos guiando-o: acrobatas-pássaro mergulham, inicialmente ameaçando-o, e então deliciando-o. Como um adolescente, ele entra num deserto, em que um homem gira um grande cubo de tubos de metal. Ele deixa seu instinto-guias para trás, e entra em um jardim, onde duas estátuas dançam em uma lagoa. Como ele vê suas acrobacias sensuais de amor, ele se torna um homem. A ele é oferecida riqueza (representada por um chapéu dourado) por uma figura do diabo. Em uma sala ricamente decorada, uma trupe desalinhada de uma dúzia de acrobatas e uma menina despertam a natureza jovial do velho e do amor.

Dançarino do Deserto é a história verídica e inspiradora de um corajoso dançarino iraniano, Afshin Ghaffarian. Ambientado em Teerã durante o ano de 2009, em meio ao clima volátil das eleições presidenciais e ao “Movimento Verde”, Afshin e um grupo de dançarinos (que inclui “Elaheh”, interpretada por Freida Pinto) arriscam suas vidas e formam uma companhia de dança clandestina.

Chris (Jamie Bell) e Tim (Devon Alan) são dois irmãos que moram com o pai (Dermot Mulroney), em uma cidade no sul dos Estados Unidos. A chegada de Deel (Josh Lucas), tio deles e ex-presidiário, muda completamente a vida de todos. Ao tentar se apossar de uma coleção de velhas moedas mexicanas, Deel mata a sangue frio seu próprio irmão. Após testemunharem o assassinato do pai, Chris e Tim fogem com as moedas mas esquecem a arma do crime. Eles passam então a fugir da polícia e também de Deel, que quer matá-los a todo custo.

Shel, um rapaz que organiza festas, aceita cuidar do casamento de seu irmão Ben. Quando descobre que o irmão está por trás de um discurso político contra o matrimônio gay, entra em greve pela igualdade de direitos.