Sara Crewe (Lisel Matthews) é uma garota inglesa que vivia feliz, apesar de ser órfã de mãe. Quando eclodiu a 1ª Guerra Mundial seu pai, o capitão Crewe (Liam Cunningham), que pertencia ao exército inglês, tem que ir para a guerra. Porém antes vai a Nova York para deixar Sara num luxuoso internato para moças, no qual a mãe dela já estudara e que é administrado agora com mão de ferro pela Srta. Minchin (Eleanor Bron). A Srta. Minchin fica incomodada com a criatividade de Sara, que logo cativa a maioria das garotas. Um dia o Sr. Barrow (Vincent Schiavelli), o advogado do pai de Sara, chega no colégio para dizer que não haveriam mais pagamentos, pois o pai de Sara tinha morrido em combate. Minchin então faz Sara trabalhar como uma criada, para pagar sua estada ali.
Cinco anos após o fim da Guerra Civil, o Capitão Jefferson Kyle Kidd (Hanks), viúvo e veterano de três guerras, desloca-se de cidade em cidade como um contador de histórias reais, partilhando notícias de presidentes e rainhas, lutas gloriosas, catástrofes devastadoras e aventuras emocionantes nos confins do globo. Nas planícies do Texas, cruza-se com Johanna (Helena Zengel), uma menina de 10 anos, acolhida pelo povo Kiowa seis anos antes e criada como um dos seus. Hostil a um mundo que ela nunca conheceu, Johanna está prestes a ser devolvida aos seus tios biológicos. Kidd concorda em entregar a criança onde a lei diz que ela pertence. À medida que viajam centenas de quilómetros, os dois enfrentam enormes desafios, humanos e naturais, enquanto procuram um lugar a que possam chamar lar.
Após a Guerra Civil Americana, um soldado rebelde e sua esposa se tornam agricultores pioneiros na Flórida. Seu filho Jody está com 11 anos de idade e se dá bem com seu caloroso e afetuoso pai, mas sua mãe é assombrado pela morte de seus outros filhos, então ela é sombria, fria mesmo. O menino quer um animal de estimação e o pai é simpático mas a mãe é contra. Quando uma cascavel morde o pai, ele mata uma corça para usar seus órgãos para extrair o veneno. Jody implora para manter o filhote da corça como animal de estimação. Os pais concordam, e o menino e o veado logo ficam inseparáveis. O filhote cresce rapidamente, e com um ano de idade já atropela brotos de tabaco e come o milho recém-germinado. Isso é demais para mãe, e Jody tem de enfrentar a realidade de adultos agressivos.
Uma detetive procura desvendar um mistério em torno do desaparecimento de crianças e os principais suspeitos são duas jovens que, há sete anos, foram presas pela morte de uma criança.