Este documentário é um episódio de CBS reports, sobre a situação dos pacientes mentais aptos à alta, mas que se vêem empurrados para comunidades despreparadas para tratá-los ou aceitá-los é o foco deste documentário narrado por Bill Moyers. O dilema de ficar com tanto medo de ficar bem como de ficar doente e enfrentar um mundo sem casa ou emprego para ir é vividamente retratado quando o filme acompanha três pacientes enquanto eles se mudam para raros programas de transição.
Um painel do deficiente sistema de saúde americano. A partir do perfil de cidadãos comuns, somos levados a entender como milhões de vidas são destruídas por um sistema que, no fim das contas, só beneficia a poucos endinheirados. Ali vale a lógica de que, se você quer permanecer saudável nos Estados Unidos, é bom não ficar doente. E, depois de examinar como o país chegou a esse estado, o filme visita uma série de países com sistema de saúde público e eficiente, como Cuba e Canadá.
Neste documentário comovente, uma aluna de doutoramento, de apenas 28 anos, recorre à câmara para documentar a sua luta diária contra a síndrome de fadiga crónica.
O filme aborda os mistérios de uma lesão cerebral e a possibilidade de recuperação. A diretora Liz Garbus relata o tratamento de quatro pacientes com traumas cerebrais, os progressos no tratamentos e comoventes depoimentos de sobreviventes, familiares e amigos.