Há vinte anos, na madrugada de 26 de abril de 1986, o reator número 4 da central de energia nuclear Chernobyl explodiu numa chama de cores que alcançou mil metros de altura nos céu da Ucrânia. O programa "O Desastre de Chernobyl" documenta uma batalha autêntica contra o tempo, que milhares de soviéticos jamais poderão esquecer. Durante os oito meses posteriores a explosão da central nuclear, 500.000 jovens soldados, mineiros, bombeiros e civis procedentes de todas as regiões da antiga União Soviética (República Socialista Soviética da Ucrânia) trabalharam sem descansar para tentar moderar os efeitos da radioatividade e a construção do "sarcófago" do reator danificado e assim salvar o mundo de uma segunda explosão que teria destruído metade da Europa.
Ganhador de um Oscar, o documentário mostra as crianças nascidas após o desastre nuclear de Chernobyl em 1986, que nasceram com defeitos cardíacos.
O que aconteceria se o ser humano desaparecesse da face da Terra? Em um futuro distante, este poderia ser o destino do nosso planeta. Mas esta não é a história de como o homem poderá desaparecer. Esta é a história do que aconteceria com o mundo sem pessoas. Veja neste sensacional documentário o que ocorreria com o passar da horas, dias, meses, anos, séculos, milênios e milhões de anos. O que iria sumir com o tempo. Será que deixaríamos vestígios de nossa existência milhares de anos no futuro ou todas as nossas construções retornariam ao pó, e a natureza dominaria mais uma vez o planeta?