Uma guerra de guerrilha ex-Boer na Nova Zelândia é enviado para trazer de volta um Maori acusado de matar um soldado britânico.Aos poucos, eles crescem para se conhecer e respeitar o outro, mas um bando, liderado pelo oficial britânico Comandante está perto de trás e sua única intenção é ver o Maori travar.
Em 1853, na Índia, o major Vickers é oficial do 27° Regimento de Lanceiros. Quando os soldados estão em exercício de manobras, seus alojamentos são atacados pelas forças indianas lideradas por Surat Khan. Mulheres e crianças britânicas são massacradas, e o major Vickers promete vingar os mortos.
No Sudão, uma província do Quedivato do Egipto, onde os britânicos estavam bastante presentes em virtude do Canal de Suez, surgiu um líder religioso carismático, que se declarou como uma espécie de Messias, determinado a unir o Islão: o Mahdi. As tentativas egípcias para o derrotar fracassam redondamente. Decidido a não interferir além do necessário, o governo britânico envia o carismático General Gordon numa missão quase impossível: defender a cidade de Cartum, e os egípcios e os sudaneses que estão lá, e que o Mahdi ameaça massacrar se não o aceitarem como chefe supremo.