Em um país da América Latina, durante o período pós-ditadura dos anos 1990, Pauline Escobar (Sigourney Weaver) acaba reconhecendo a voz de um homem (Ben Kingsley) que acredita ter lhe torturado intensamente anos atrás. Por isso, mantém o homem preso e tenta de todas as formas extrair dele uma confissão, enquanto procura conter os traumas que lhe afligem ao relembrar a terrível situação pela qual passou.

Catorze anos antes, foi vítima de um brutal choque automóvel, na ilha de Lanzarote. No acidente, não só perdeu a vista como também Lena, o amor da sua vida. Este homem usa dois nomes: Harry Caine, um pseudónimo com que assina os seus trabalhos literários, histórias e argumentos para cinema, e Mateo Blanco, o seu verdadeiro nome, com o qual vive e assina os filmes que dirige. Depois do acidente, Mateo Blanco reduz-se a si próprio ao seu pseudónimo, Harry Caine. Se não pode realizar mais filmes, só consegue sobreviver com a ideia de que Mateo Blanco morreu em Lanzarote com a sua amada Lena. Nos dias de hoje, Harry Caine vive graças aos argumentos que escreve e à ajuda da fiel e antiga produtora, Judit García, e do filho desta, Diego, o seu secretário, escrivão e guia. Desde que decidiu viver e contar histórias, Harry é um cego activo e atraente, que desenvolveu todos os outros sentidos para melhor gozar a vida, na base da ironia e da amnésia selectiva.

Cinderela, é uma jovem que é obrigada pela madrasta a vestir andrajos e forçada a trabalhar de empregada. Ela tem como únicos amigos os animaizinhos. A fada madrinha lhe dá um lindo vestido de presente, para que ela possa ir ao baile, mas a moça precisa estar de volta até a meia-noite, pois o encanto se desfaz. No palácio, Cinderela, dança com o Príncipe, que fica encantado com ela. Ao fugir do palácio na hora combinada, Cinderela, perde um sapatinho de cristal e o Príncipe, faz de tudo para encontrar a dona daquele sapatinho.

O autor TS Garp (Robin Williams) encara com dificuldade o sucesso da progenitora, Jenny (Glenn Close), famosa ao publicar um livro autobiográfico sobre os problemas enfrentados por ser mãe solteira. A obra se tornou uma espécie de manifesto feminista e ele segue o caminho de luta da matriarca ao tornar-se confidente de um transsexual (John Lithgow).

Um psicólogo forense (Morgan Freeman) de Washington viaja até a Carolina do Norte para investigar o aparente seqüestro de sua sobrinha, que desapareceu do campus universitário em meio a outros sequestros similares. Ele está praticamente certo que as jovens vítimas dos recentes seqüestros estão vivas, pois quem está executando estes raptos é um "colecionador". No entanto, ele não sabe se sua sobrinha está entre as possíveis vítimas, mas consegue ser ajudado por uma médica (Ashley Judd) que estava no cativeiro, conseguiu escapar e garante que várias jovens estão vivas, inclusive quem ele procura. O investigador decide então caçar o seqüestrador, que usa o pseudônimo de "Casanova".

Turim, Itália. Philippa Paccard (Cate Blanchett), uma professora inglesa, ficou bem desapontada com a negligente investigação da polícia que se seguiu após a morte de seu marido, vítima de overdose. Assim ela decide fazer justiça com as próprias mãos e colocar uma bomba no escritório de um magnata, que usa suas empresas como fachada para disfarçar sua mais rendosa atividade: tráfico de drogas. Mas infelizmente o plano não dá certo e, em vez do empresário, quatro inocentes morrem.

À partida, Michael Newman (Adam Sandler) parecia ter tudo na vida, mas com as exigências profissionais do seu chefe Ammer (David Hasselhoff), Michael descobre que precisa de acertar o tempo que deve de passar com a esposa, Donna (Kate Beckinsale), e os dois filhos, Ben (Joseph Castanon) e Samantha (Tatum McCann). Quando o comando de televisão avaria, Michael vai à loja "Bed, Bath & Beyond" para procurar um controlo universal que consiga controlar todos os aparelhos electrónicos. Ao espreitar na sala dos fundos ele vai encontrar um empregado excêntrico e talentoso, Morty (Christopher Walken). A criação de Morty permite a Michael controlar a televisão, a aparelhagem e ainda toda a sua vida.

Faxineiro sonhador sequestra bela jovem, rica e mimada. Na fuga, a dupla acaba se apaixonando, ao mesmo tempo em que dois anjos passam a ajudá-los.

À Francesa segue os passos de Isabel Walker (Kate Hudson), uma típica jovem californiana que vai à Cidade Luz visitar a irmã grávida, Roxeanne (Naomi Watts), que acaba de ser abandonada pelo marido cafajeste, Charles-Henri de Persand (Melvil Poupaud). Paralelamente, Isabel se apaixona pelo diplomata francês Edgard (Thierry Lhermitte), casado e, ainda por cima, tio do marido de Roxy. As duas, em vez de ficarem se lamentando pelo ocorrido, começam a freqüentar acontecimentos sociais na cidade das luzes, onde encontram-se com parisienses e estrangeiros em festas e reuniões. A partir daí, novos romances acontecem.