Escritor de meia-idade divorciado (Woody Allen) em situação constrangedora. Sua ex-mulher o largou para ficar com outra mulher e está para publicar um livro no qual revela assuntos muito particulares do relacionamento deles. Agora apaixonado por uma jovem de 17 anos (Mariel Hemingway), ele também se sente atraído pela amante de seu melhor amigo.

Jan e Peter são "Os Edukadores": de forma criativa e sem violência protestam contra as injustiças sociais invadindo mansões para deixar um aviso, aos milionários, de que "seus dias de fartura estão contados". Quando Jule, namorada de Peter, resolve participar dessa atividade invadindo a casa de Hardenberg com Jan, enquanto Peter está viajando, a história dá uma guinada inesperada: segredos serão revelados, sentimentos descobertos e os "edukadores" terão que mudar radicalmente sua estratégia de protesto. "Edukators - Os Edukadores" fala das revoluções sociais de uma forma absolutamente original, colocando todos os lados da questão em uma mesma mesa. O filme fala de injustiça, companheirismo, triângulo amoroso, questionamentos filosóficos e seqüestro. Tudo isso com um final surpreendente!

À primeira vista, Lauren e Jim parecem ter muito em comum, mas depois de um desastroso primeiro encontro estão de acordo em apenas uma coisa: nunca mais se voltarem a ver. No entanto, uma inesperada viagem a um resort na África do Sul vai colocar as famílias de ambos no mesmo caminho e não será fácil sobreviverem uma à outra.