Esta é uma história de dois casos de amor. Um amor de um pai pelos seus cinco filhos e o amor de um filho pelo pai. Um amor tão forte capaz de fazê-lo viver uma mentira. Uma mística fábula sobre os dias modernos, C.R.A.Z.Y expõe a beleza, poesia e loucura do espírito humano e todas as suas contradições. O filho, Zac Beaulieu, nascido em 25 de dezembro de 1960, é diferente de todos os irmãos e tenta desesperadamente encaixar-se. Durante 20 anos, a vida o guiará por caminhos inesperados e surpreendentes, levando-o a aceitar sua verdadeira natureza e, ainda mais importante, levando seu pai a amá-lo como realmente é.
Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ela teve também um casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush) e com várias outras mulheres.
Romain (Melvil Poupaud) é um fotógrafo de moda bem-sucedido. O problema é que ele está lutando contra um câncer. Enquanto percebe que está cada vez mais perto da morte, ao mesmo tempo em que se recusa a fazer quimioterapia, ele passa a tratar mal todos que estão ao seu redor, como o companheiro, os pais e a irmã.
Nesta curta documental, cinco pais díspares num passeio de pesca com o pai de Matthew Shepard discutem o seu amor, as suas esperanças e os medos pelos filhos transexuais.
Vários jovens de Nova York encontram-se num salão infame e underground chamado Shortbus, onde se deparam com situações cômicas e trágicas envolvendo amor, música, política e sexo. Sofia é a terapeuta sexual que nunca teve um orgasmo e por isto fingiu durante anos para seu marido, Rob. Ela conhece Severin, uma dominatrix que tenta ajudá-la. Entre os clientes de Sofia está o casal gay James e Jamie, que começa uma relação aberta com Ceth. O filme sugere uma forma de diminuir a pressão pós-ataques terroristas de 2001 e assim reconciliar melhor as pessoas.
Desideria (Enrico Lo Verso) é muito antiquada. Ela é romântica, confiante e sempre tenta fazer o melhor, mesmo quando não a tratam bem. Pasquale (Vincent Cassel) é um policial em Roma e durante uma blitz os dois se encontram. Ela é uma transexual que mora com outras duas transexuais, Gaia e Gioia. Mas, para Pasquale, Desideria é o velho amigo de quando eles frequentaram a mesma escola. Desideria, imediatamente, se apaixona, mas o policial tem uma noiva, Nellina (Monica Bellucci), e o reencontro dos dois acaba por mudar suas vidas.
Um padre de uma igreja de Nápole, dá abrigo a um garoto de 13 anos, organista da igreja, com quem mantém relações sexuais regularmente. Por confrontar a Camorra, acaba sendo dedurado e acusado pelo serviço social. Curioso porque o padre é sempre correto e parece não ter qualquer pudor moral de se relacionar com o menino.