Neste documentário provocador, académicos, ativistas e políticos analisam a criminalização dos afro-americanos na situação atual do sistema prisional dos EUA.
Los Angeles, início dos anos 50. Três polícias, uma prostituta, um chulo milionário, um jornalista de escândalos sem preconceitos e um polícia (aparentemente) ético cruzam-se, num enredo de mistério, ambição, romance e humor.
Duas noites após o início dos motins de Detroit, o relato de um tiroteio nas proximidades de uma zona controlada pela Guarda Nacional fez com que o Departamento de Polícia de Detroit, a Polícia Estadual do Michigan, a Guarda Nacional do Michigan e um segurança privado invadissem e controlassem um anexo do vizinho Motel Algiers. Desrespeitando as regras em termos de procedimentos, vários polícias interrogaram de forma enérgica e perversa hóspedes do motel, levando a cabo um “jogo de morte”, numa tentativa de intimidar e levar alguém, fosse quem fosse, a confessar.
Quando Nick Bean (Robbins), um executivo de publicidade, encontra a sua encantadora mulher (Kelly Preston) na cama com outro homem, a sua vida transforma-se num pesadelo. Juntamente com Lawrence, sem nada a perder, lançam-se na estrada do crime -