"Avatar O Caminho da Água" decorre uma década após os acontecimentos do primeiro filme e conta a história da família Sully (Jake, Neytiri e os seus filhos), os seus problemas, as longas distâncias que vão percorrer para se manterem a salvo, as batalhas que lutam para se manterem vivos, e as tragédias que suportam.

Uma criatura gigante, mas dócil, e a menina que a criou veem-se apanhadas no fogo cruzado entre o ativismo animal, a ganância corporativa e a ética científica.

Situado na viragem do século X, na Islândia, acompanha o príncipe viking Amleth enquanto procura vingar o assassinato do pai.

Christopher é viúvo, sua esposa por 22 anos, Savannah, morreu recentemente e ele começa a beber e fica obcecado com a teoria de vidas passadas. Em pouco tempo, ele está convencido de que ele é realmente a reencarnação de um membro da resistência alemã (Jo) que foi enforcado pelos nazistas por esconder judeus durante o Holocausto. Sua situação se torna ainda mais complexa à medida que o casamento de sua filha Destiny se aproxima, e o senso de déjà vu de Christopher pelo noivo dela, Ben, é suficiente para convencê-lo de que ele e Ben eram amantes gays em uma vida passada.