O filme conta a história de Ansa, uma repositora de prateleiras num supermercado com um contrato de zero horas, mais tarde tornando-se uma classificadora de plástico reciclável, e Holappa, um jateador de areia, inicialmente alcoólico e posteriormente um ex-alcoólico. Os seus caminhos cruzam-se acidentalmente e, apesar das adversidades e mal-entendidos, tentam construir algum tipo de relação no lado mais difícil do estado social.

Dois polícias falhados são enviados para o liceu como agentes infiltrados, com a missão de se integrarem e apreenderem uma nova droga sintética que circula entre os adolescentes.

Passaram-se exatamente vinte anos desde que deixámos Lloyd e Harry com as suas brincadeiras, e tudo agora mudou… menos a sua idiotice. Quando Harry precisa de um rim novo e descobre que tem uma filha, tem de acordar Lloyd do estado comatose em que ficou desde que Mary o rejeitou, de forma a se meterem à estrada para pedirem a ajuda dela. Cruzando todo o país nos meios de transporte mais loucos, a sua jornada para encontrar a filha perdida leva-os de uma instituição psiquiátrica – onde pertencem – a uma convenção que reúne os maiores cérebros de todo o mundo.