Os cães vieram connosco até aos recantos mais inimagináveis do mundo, como cães de caça, de tiro, de guarda ou pastor, demostrando amizade e lealdade sem limites. Conheceremos algumas destas histórias maravilhosas, como o cão de um refúgio, que mudou a vida a um preso, o extraordinário trabalho dos Border Collies na fronteira anglo-escocesa, o jovem autista que pode ter uma vida independente graças ao seu cão ou as surpreendentes habilidades que conseguem executar, graças ao seu sentido do olfato. Apesar dos milhares de anos de amizade, ainda há coisas que desconhecemos. Por que razão conseguem comunicar-se tão bem connosco? Até onde chega, realmente, esta compreensão? E qual é, exatamente, o segredo desta maravilhosa amizade?

Na remota e esquecida imensidão do lago Natron, na Tanzânia existe um dos maiores mistérios da natureza: o nascimento, a vida e a morte de milhões de flamingos de asas vermelhas. A luta destas aves pela sobrevivência diante de todos os perigos e o próprio destino.

Uma olhada de perto nos heróis desconhecidos de nosso planeta revelando os mundos intrincados de abelhas, borboletas, pássaros e morcegos. Nossa vida depende dessas criaturas incríveis, pois mais de um terço do suprimento mundial de alimentos é dependente deles. No entanto, ameaçamos cada vez mais suas vidas, e se eles desaparecerem de repente, nós iremos também.

Esta é a história de Nim, o chimpanzé que, na década de 70, se transformou no foco de um experimento histórico que teve como objetivo demonstrar que um macaco pode aprender a se comunicar com a linguagem dos humanos se é criado e alimentado como uma criança.