Um drama comovente sobre a comunidade imigrante - o doce e o amargo do último dia de férias em Portugal antes de regressar a França.

Escritor em voga, Pierre Lachenay, desloca-se a Lisboa para presidir a uma conferência sobre os seus livros. No avião conhece Nicole Chomette, hospedeira de bordo, com quem se envolve amorosamente. De regresso a Paris, Pierre, continua a encontrar-se clandestinamente com Nicole enquanto vai pressionando a sua mulher, Franca, a dar-lhe o divórcio. Por seu lado, Nicole, não se sente completamente apaixonada por Pierre mas continua a relação até que, finalmente, decide deixa-lo. Precisamente, no momento em que a mulher de Pierre, depois de ter descoberto a sua infidelidade, o mata a tiro num restaurante.

Debaixo de um monte de cartas está um lacónico, porém imperativo, telegrama: o engenheiro de som Philip Winter tem que viajar até Lisboa para ajudar o seu amigo Friedrich Monroe, que está a rodar um filme naquela cidade. Com um pé engessado, Winter atravessa a Europa de norte a sul até chegar à capital portuguesa, só que já é um pouco tarde demais: Friedrich desapareceu. Na grande casa onde vivia, o realizador não deixou mais do que uma película inacabada, imagens sem som recolhidas nas ruas de Lisboa com uma velha câmera de filmar, como a de Buster Keaton em "The Cameraman". Pacientemente, Winter decide pôr o som nas imagens: encantado com a cidade, deambula pelas ruas de microfone na mão, atrás das filmagens do amigo.

Em pleno coração do Portugal serrano, o mês de Agosto é repleto de pessoas e atividades: emigrantes voltam para casa, soltam fogos de artifício, combatem os fogos, cantam no karaokê, atiram-se das pontes, caçam javalis, bebem cerveja, fazem filhos. A história que acompanha as relações afetivas entre pai, filha e o primo desta, todos músicos numa banda de bailes.

Em 2011, Portugal iniciou o chamado “ano da Troika” (cortes orçamentais da UE, FMI e BCE e reestruturação económica), com o nível de dívida do povo português a atingir valores surpreendentes e um número crescente de famílias e empresas incapazes de pagar seus empréstimos parcelados. Jorge é um boxeador desempregado que está prestes a perder o filho e a esposa, que decidiu voltar ao Brasil. Como forma de saldar a dívida e convencer a mulher a permanecer em Portugal, Jorge aceita um emprego numa agência de cobrança de dívidas, o que o arrastará para um mundo de violência e crime.

Um retrato da Revolução dos Cravos, que mudou a história portuguesa na década de 70. A realizadora e actriz Maria de Medeiros faz um retrato pessoal e nostálgico dos episódios mais marcantes do 25 de abril.

O contrabandista americano Robert John Evans (Ray Milland) é contratado para resgatar um milionário que foi raptado por comunistas.

Após manchar a honra de Espanha com os seus escândalos amorosos, o aventureiro e sedutor Don Juan de Maraña terá de salvar os reis espanhóis de uma conspiração política perigosa, orquestrada por um dos seus ministros.

Katya (Michelle Pfeiffer), amiga e ex-amante de Dante (Klaus Maria Brandauer), um famoso cientista soviético, tenta entregar importantes obras do seu amigo a Bartholomew Blair (Sean Connery), um editor inglês, para estas serem publicadas no Ocidente. Mas o material é interceptado e vários espiões ocidentais mandam Blair ao encontro de Katya para descobrir quem é o autor destas obras e se há veracidade nas informações. Porém, a paixão de Blair por Katya pode criar situações imprevisíveis.

O filme das cineastas francesas Clara e Laura Laperrousaz é um drama bucólico passado nas planícies e vales de Serpa, sobre uma família que, no coração de uma paisagem solar, entre banhos no rio e a alegria das suas filhas, vê-se incapaz de lidar com as memórias do passado. Gabriel e Iris regressam à casa de família dele, no interior de Portugal, para passar as férias de Verão com as filhas Emma e Zoe, gémeas de seis anos de idade. Depois de vários anos de ausência, os quatro aproveitam a calma e mansidão dos dias. No coração de uma paisagem solar, entre banhos de rio e o riso das filhas, o passado ressurge. Incapaz de lidar com as memórias, o casal vê a harmonia destruída e a sua felicidade ensombrada.

No aeroporto do Rio de Janeiro uma bébé é raptada por uma hospedeira da TAP. Dois anos depois, agora em Lisboa, a mãe inconformada sustenta-se a trabalhar num bar de strip-tease mas passa grande parte do dia no aeroporto, na esperança de reencontrar a hospedeira...

O breve passado e presente da vida de dois rapazes.

Numa noite normal, amigos reúnem-se no café do bairro para amena cavaqueira. Até que o telefona toca. Do outro lado da linha está a Guardia Civil espanhola que procura Kunta, um emigrante que vive ali perto. Até à chegada de Kunta ao café para responder ao telefonema, a especulação não pára de crescer e todos os presentes desconfiam: será Kunta um ladrão? Um traficante de droga? Ou um terrorista?

Após começar um relacionamento secreto, Anabela decide revelar a Carla que planeia fugir de Lisboa, resguardando o seu romance longe do pai. Oposta à ideia, Carla desencoraja-a, sugerindo-lhe que repense. Anabela, sentindo-se desamparada, entrega-se ao seu próprio pensamento, tomando decisões sem apoio.