Às vésperas de sair da escola e entrar para a vida adulta, quatro jovens que estão terminando o colegial, passam pelos últimos espinhos da adolescência. Tendo como plano de fundo o sudoeste da França em 1962, época do final da guerra da Argélia, Henri (Frédéric Gorny), um garoto argelino se envolve com o doce François (Gaël Morel), a bela Maïté (Élodie Bouchez) e o rude Serge (Stéphane Rideau). Juntos, eles nutrem amizade, desejos e paixões uns pelos outros.

Menino bastante retraído decide se vestir apenas como menina, causando um grande furor na pequena cidade onde mora. Sua família deve então viver com a possibilidade de que ele seja gay e deve superar todos os transtornos que a situação gera.

A história acontece numa zona rural dos EUA: a maioria dos habitantes está ligada à produção agropecuária, frequentam a igreja, e alguns jovens não se adequam àquela vida, dentre eles, Perry e sua turma, que passam a levar o garoto dos Mudge para beber e farrear. O garoto é "esquisito", e com a falta da mãe costuma usar suas roupas, luta para lidar com a própria sexualidade, afinal ele está em plena puberdade - o que deu título em português ao filme, O despertar de uma adolescência - e tentar se dar bem com o pai. Duncan possui nos novos amigos, principalmente em Perry, uma fortaleza e chance de tentar ser diferente, é quando eles se envolvem numa relação de cumplicidade além da amizade...

O filme é sobre a vida de Ada, uma garota Ossétia planejando escapar de sua vida na pequena cidade de Mizur na Osétia do Norte, na Rússia.