Índia, na época da Rainha Victoria. Ano de 1893. Champaner, uma pequena povoação de camponeses da Índia Central. Nos arredores desta localidade é levantado um cantão britânico, governado pelo capitão Russell, um homem poderoso e arrogante que decide sobre a vida e a morte dos habitantes dos povoados que estão sobre a sua jurisdição. Lagaan narra a história de um insólito grupo de heróis encabeçados por Bhuwan, um jovem e enigmático camponês cujo valor nasce dos seus ideais e do sonho que alberga no seu coração. Bhuwan conta com a ajuda de Elizabeth, uma delicada menina inglesa, e da sua melhor amiga Gauri, uma jovem hindú que sonha casar com o homem que ama.

Um hilariante gangster do submundo conhecido como Munna Bhai apaixona-se cómicamente por uma apresentadora de rádio com o nome de Jahnvi e que administra a casa de um ancião, que é tomado por um construtor sem escrúpulos, e o que leva os moradores a serem expulsos ironicamente com a ajuda de ajudante Munna Bhai, Circuito, enquanto Munna está ocupado a namorar Jahnvi em outro lugar.

Roshan, um rapaz americano de origem indiana, viaja à Índia pela primeira vez para se despedir da avó, que está muito doente. Ela quer morrer em sua própria terra, e ele prepara o seu enterro. Nos EUA, imerso na cultura ocidental, ele desconhecia a cultura, a comida, a religião e os valores da sociedade indiana. Na Índia, ele passa a interagir com os vizinhos de sua avó e rapidamente se integra aos seus costumes. O que ele não sabe é que toda pessoa risonha e carinhosa esconde uma outra face, e que as pessoas comuns às vezes precisam alimentar seus demônios interiores – e ele pode ser a presa.