No Velho Oeste John Russell (Paul Newman) é um branco que foi criado pelos apaches. Repentinamente ele fica sabendo que seu pai morreu e lhe deixou uma pensão, que é administrada por Jessie (Diane Cilento). Ao tomar posse de sua propriedade John avisa Jessie que planeja vender a propriedade, pois não se sente muito à vontade no mundo dos brancos. De repente no lugarejo aparece um ricaço, Favor (Fredric March), acompanhado por Audra (Barbara Rush), sua esposa, que estão com tanta pressa de viajar que concordam em comprar até os cavalos e o que for necessário. Quatro outras pessoas acabam viajando com o casal, entre elas está Russell, mas durante a primeira etapa da viagem ele comenta que já comeu cachorro e viveu em uma reserva apache. Assim na primeira parada Favor se dirige para Mendez (Martin Balsam), o cocheiro, exigindo que Russell viaje na parte de cima da diligência e não na cabine, pois sua presença incomodava Audra.

Após assaltarem um banco do Arizona, três bandidos fogem, perseguidos pelo xerife Buck Sweet. Ali encontram uma mulher moribunda, prestes a dar a luz numa carroça abandonada. Mesmo correndo o risco de perder a liberdade, o trio honra sua promessa de salvar o bebê decidindo atravessar o deserto até a cidade de Nova Jerusalém.

Caçador de recompensas, para vingar-se, captura irmão de fora da lei, como isca pra atraí-lo, a ele se juntam outros dois caçadores de recompensa e uma mulher.