Esta história se passa em uma pequena cidade na planície húngara. Em uma cidade provincial, que é cercada com nada mais do que gelo. É tempo muito frio - sem neve. Mesmo neste confuso frio centenas de pessoas estão em pé ao redor da tenda de circo, que é colocar-se na praça principal, para ver - como o resultado de sua espera - a principal atração, a carcaça empalhada de uma baleia verdadeira. As pessoas estão vindo de todos os lugares. A partir dos assentamentos vizinhos, mesmo de muito longe as partes do país. Eles estão seguindo esse monstro desajeitado como um mudo, sem rosto, pano vestindo multidão. Este estranho estado de coisas - o surgimento dos estrangeiros, a geada extremo - perturba a ordem da pequena cidade. Ambiciosos personagens da história acham que podem tirar proveito desta situação. A tensão crescente com o insuportável é trazido a explosão, a figura do príncipe, que está fingindo ausência de face.

Savannah Curtis (Amanda Seyfried) encontra-se de férias escolares quando conhece John Tyree (Channing Tatum), um soldado de regresso a casa em licença. Para o jovem, é praticamente amor à primeira vista. Durante os sete longos anos que se seguem, as cartas de amor enviadas por Savannah foram das poucas coisas que o fizeram continuar, mas essa carinhosa e sentida correspondência irá levar a consequências que nem John nem o seu amor poderiam alguma vez ter previsto.

Para escrever seu novo livro, uma intelectual de Nova York aluga um apartamento que tem como vizinho um consultório de psicanálise. Através do seu apartamento é possível ouvir as confissões dos pacientes, em especial de uma paciente grávida, fazendo intensificar nela uma crise existencial adormecida.