Em 1882, Wyatt Earp e seus irmãos decidem se estabelecer em Tombstone depois que seu gado é roubado e seu irmão mais novo James é morto. Wyatt é um ex-delegado e aceita de bom grado ser delegado em Tombstone, juntamente com seus irmãos como ajudantes. Ele logo se torna amigo do segurança do saloon local, Doc Holliday e ele faz justiça calma e friamente. Wyatt tem vários desentendimentos com Ike Clanton e seus quatro filhos. Então ele é forçado a matar Billy Clanton, o que leva ao famoso tiroteio no OK Corral.

Shane entra no meio de um conflito entre o criador de gado Ryker e um grupo de colonos, dentre eles os Starretts, cuja terra Ryker quer. Quando Shane espanca Chris, um capanga de Ryker, Ryker tenta comtratá-lo. Em seguida, Shane e Joe Starrett enfrentam toda a gang de Ryker. Então Ryker envia para Cheyenne o pistoleiro profissional Wilson. Ficamos sabendo da relação de Shane com Marian, a esposa de Joe. Shane deverá eliminar todas as armas do vale antes que possa montar seu cavalo e ir embora, com o pequeno Joey gritando "Shane... Shane... Volte!"

O pistoleiro Cole Thornton retorna a El Dorado para ajudar um velho amigo, o xerife J.P. Harrah. Harrah, incansável na luta contra os arruaceiros do velho oeste, está na mira de Bart Jason, mas contará com a ajuda de Thornton e do jovem Mississipi na defesa da ordem.

Quando o perigoso pistoleiro Ben Wade é capturado após um violento assalto a uma diligência, o xerife decide levá-lo imediatamente para uma cidade vizinha, a fim de o embarcar no comboio para Yuma, onde será julgado e enforcado. Mas a ausência de ajudantes que assegurem que este transporte se fará, e a certeza de que o bando de Wade fará o impossível para o libertar, levam-no a recrutar Dan, um endividado rancheiro local, que precisa urgentemente de dinheiro para salvar o seu rancho e assegurar o sustento da sua família.

Wyatt Earp e Doc Holliday conhecem-se em circunstâncias pouco pacíficas e, apesar da relutância, a cumplicidade entre ambos acaba por ser necessária porque, em Tombstone, há uma antiga rivalidade entre os Earp e os Clanton e as coisas chegaram a um ponto em que tudo tem de ser resolvido de forma definitiva. Com (muita) pólvora!

Um cowboy, Emmett (Scott Glenn), é atacado num lugar isolado por três desconhecidos, que ele consegue matar. Dois dos cavalos fogem, mas Emmett quer saber quem é o dono da marca que o animal carrega, assim o leva quando ruma para Turley. No caminho encontra um cowboy desacordado, Paden (Kevin Kline), pois fora roubado por alguns "amigos", que o deixaram só com a roupa de baixo.

Elvis interpreta um fora-da-lei regenerado injustamente acusado de roubar o tesouro nacional. Ao atender a um pedido de socorro de sua ex-noiva (Ina Balin), se vê rodeado por seus antigos companheiros de quadrilha, que tentam convencê-lo a retornar à vida do crime. Nesse filme, Elvis canta apenas a música tema 'Charro'.