Um homem que gosta de jogos e de teatro convida o amante da sua mulher para o conhecer, dando início a uma batalha de inteligência com resultados potencialmente mortais.

Adaptado de um romance dos anos 30, da autoria do escritor russo Isaac Babel, "Gato Preto, Gato Branco" conta a história de um grupo de ciganos que habitam à beira do Danúbio. Matko, o Cigano, vive de pequenos negócios escuros com os russos. O seu primeiro grande trabalho é desviar um comboio que transporta gasolina de Belgrado com destino à Turquia. Para conseguir montar a operação pede dinheiro a Dadan, o padrinho da comunidade, que vive rodeado por um harém. Mas o assalto corre mal e agora Matko não tem dinheiro para pagar a Dadan. A solução é aceitar o casamento entre o seu filho Zare e a intratável irmã do padrinho. Mas Zare está apaixonado por Ida, uma jovem cigana que tem por passatempo disparar sobre as embarcações das pessoas que vivem à beira do rio.

Adam, um neo-nazista, está prestando serviços à comunidade sob o comando do padre Ivan. Sua obrigação é assar tortas de maçã feitas com as frutas da árvore que fica em frente da igreja. Mas os pássaros e vermes estão atacando a planta. O padre acredita que é o diabo que os está testando. Adams, no entanto, crê que o ataque vem de Deus, porque para ele o mal não existe.