Durante a 2ª Guerra Mundial Lawrence Newman (William H. Macy), um executivo de meia-idade, vive em Nova York com sua mãe (Kay Hawtrey). Uma noite ele vê um vizinho agredindo uma mulher hispânica na rua, sendo que mais tarde ele ouve que a mulher foi estuprada e barbaramente espancada, tanto que foi internada num hospital e seu estado é crítico, porém ele nada comenta. Diante do anti-semitismo no trabalho e no seu bairro, ele não se une aos fanáticos mas não tem a coragem para confrontá-los. Newman não age quando Fred (Meat Loaf) e outros vizinhos perseguem o dono de uma loja de revistas, Finkelstein (David Paymer), um judeu que não tem muito contato com outros moradores da região.

Na China, Jing Ping (Lucy Liu) põe em marcha um serviço móvel de recolha de sangue. Acidentalmente, desencadeia uma epidemia que ela mesma terá que combater. Na àfrica do Sul, Clara (Chloe Sevigny) uma jovem freira dedica-se a tratar de crianças doentes, não obstante a oposição da Igreja e superstições locais. No Canadá, Denny (Shawn Ashmore), um actor porno de série B enfrenta uma série de acontecimentos que vão mudar a sua vida e da sua mãe (Stockard Channing).

Conner Layne está prestes a embarcar na aventura de sua vida, não a que ele planejava. Ao descobrir que sua noiva está tendo um caso com seu melhor amigo, ele decide seguir sozinho em lua de mel. Ao embarcar para a América do Sul, ele começa a conhecer as maravilhas que o lugar tem para oferecer. Torna-se amigo de dois viajantes suecos e acaba tendo todos os seus pertences e dinheiro roubados. Após esta conturbada aventura ele encontra um simpático casal, Darlene e seu marido Christopher, que estão planejando atravessar o Darien Gap, uma faixa de 100 milhas ao longo da selva subdesenvolvidas que separa o Panamá e a Colômbia, em tempo recorde, com um grupo de desorganizados estrangeiros. Conner decide se juntar ao grupo de aventureiros nesta jornada que tem como recompensa a paisagem perigosa e então, começa mais uma aventura, a aventura que realmente ele esperava.