Chanchada com Oscarito e Grande Otelo em que o grande produtor Cecílio B. de Milho (referência humorística a Cecil B. De Mille) quer realizar uma versão épica sobre a vida de Helena de Tróia, mas, ao mesmo tempo, dois artistas popularescos buscam financiamento para um filme carnavalesco.
Paródia de "Matar ou Morrer" (High Noon). Encravada no velho oeste, a turbulenta City Down recebe a visita de dois forasteiros, Kid Bolha e Cisco Kada, na verdade, vigaristas atrapalhados. Por um golpe do destino, um deles é nomeado xerife e salvam a cidade da tirania do temível bandido Jesse Gordon. Mas o horrível facínora não se dá por vencido e desafia Kid para um duelo ao meio-dia em ponto.
Chico (Oscarito) e Mara (Sonia Mamede) formam uma dupla sertaneja e desejam fazer um show no transatlântico em que viajam. Sergio (Cyll Farney), recém-formado engenheiro nuclear, organiza uma apresentação no navio e convence Chico e Mara a ajudá-lo numa mentira que, se tudo der certo, possibilitará a realização de seu grande sonho: abrir uma boate.
Um estranho objeto parecido com o famoso Sputnik cai no quintal de Anastácio (Oscarito), matando suas galinhas de estimação. Ele tenta negociar o suposto satélite para recuperar o prejuízo, mas o fato chama a atenção de espiões internacionais, que transformam a vida do pacato Anastácio e de sua esposa Cleci (Zezé Macedo) num completo caos.
A história se passa num luxuoso navio, onde uma companhia teatral brasileira, com as cantoras Cléo e Adelaide Chiozzo, retorna ao Brasil depois de apresentações em Buenos Aires. Na embarcação também está um príncipe que se apaixona por Cléo, mas ela só tem olhos para Alberto, o imediato do navio. Frederico, o camareiro de Cléo, embarca clandestinamente no mesmo navio, onde é descoberto por Azulão, o cozinheiro da embarcação. Surge entre os dois homens a relação de amor e ódio, cheia de implicância. A bordo há também um perigoso espião internacional, que precisa ser detido antes que todos cheguem ao Rio de Janeiro.
O que aconteceria se a cabeleira de Sansão fosse uma peruca? Você vai saber vendo a história do barbeiro Horácio (Oscarito), que depois de sofrer um insólito acidente vai parar no Reino de Gaza, muitos anos antes de Cristo. Lá ele conhece Sansão (Wilson Viana) cuja força descomunal vinha de uma "milagrosa" peruca. Ao trocar a tal peruca de Sansão por um isqueiro, Horácio transforma-se num homem forte e poderoso, passando a reinar em Gaza como um ditador bonachão. A partir daí, nosso herói se mete em muitas trapalhadas, numa das comédias mais inteligentes do cinema brasileiro. Paródia ao filme homônimo de Cecil B. de Mille, "Sansão e Dalila", de inspiração bíblica, o filme é uma crítica ao autoritarismo e ao populismo político, de Getúlio Vargas, que, no ano anterior ao das filmagens, era presidente do Brasil o "populista".
Venício, o diretor do estúdio cinematográfico, interrompe as filmagens de "Doce marmelada" porque o produtor não paga o aluguel do estúdio. Os atores lamentam e Balbini, o produtor, diz que após acertar as contas, contratará um novo financiador. Todos ficam de olho no milionário Gia Not que acaba de inventar o cinema em quarta dimensão. Paralelamente, Nelma e Carlos, o casal de atores que esperam a retomada das filmagens, brigam por causa da atriz Mimi. O professor Gia Not concorda em financiar o filme. Após inúmeras peripécias entre produtores, diretores e atores, o filme é concluído. Nelma e Carlos se reconciliam e acabam encabeçando o elenco de "Doce marmelada".
Bronco e Euclides são dois moradores da favela carioca do Morro do Pinto e vivem de biscates no cais do porto. Um contrabandista coloca um pacote de drogas entre as coisas deles e a partir dai a dupla passa a ser perseguida pela quadrilha do Doutor Galileu. Depois de serem raptados pelos capangas sem saberem a razão, são soltos mas o doutor acha que eles são de uma nova quadrilha rival. E manda a dupla de mulheres vigaristas, Salomé e Lucrécia, tentar enganar os dois e descobrirem quem eles são.
O matuto Marcelino vem do interior tentar a vida no Rio de Janeiro. O seu tio Simão, chofer de praça e morador numa favela com Sofia, vem recepcioná-lo na estação ferroviária. Uma vizinha, Tereza, se interessa pelo recém chegado. No cais, o bandido Zé recebe um pacote, sendo perseguido por policiais. Na boate Caverna se apresenta Mira Diler. No seu camarim encontra-se o criminoso Zé, ferido e sem o pacote. Valentino reclama da ação da polícia que está atrapalhando os seus "negócios". Marcelino ainda não encontrou trabalho; ao mesmo tempo tenta vender suas composições sem sucesso. Ele passa a ajudar o tio como chofer, mas coloca suas preocupações na frente: recusa um freguês para encontrar-se na TV Guanabara com o cantor Francisco Carlos. Marcelino vai à boate procurar Mira, mas vê-se envolvido nas tramas de Valentino. (Cinemateca Brasileira)