A Versátil, em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, apresenta Arca Russa, a deslumbrante obra-prima do russo Aleksandr Sokúrov, um dos maiores cineastas da atualidade. Um museu como um ser vivo, uma entidade que respira e tem personalidade própria. Sokúrov empresta alma ao colossal palacete do Hermitage, em São Petersburgo, um dos maiores museus do mundo. Arca Russa foi filmado em um único plano-seqüência, sem cortes, que dura 97 minutos e atravessa 35 salas do museu, transformando a tela de cinema em um quadro vivo por onde desfilam personagens importantes da história da Rússia: Pedro, o Grande; Catarina, a Grande; Catarina II, Nicolau e Alexandra. Simbiose perfeita de cinema, história e artes plásticas, Arca Russa é uma experiência visual única e inesquecível.
Um pouco antes da Primeira Guerra Mundial John Reed (Warren Beatty), um jornalista americano, conhece Louise Bryant (Diane Keaton), uma mulher casada, que larga o marido para ficar com Reed e se torna uma importante feminista. Eles se envolvem em disputas políticas e trabalhistas nos Estados Unidos, e vão para a Rússia a tempo de participarem da Revolução de outubro de 1917, quando os comunistas assumiram o poder. Este acontecimento inspira o casal, que volta aos Estados Unidos esperando liderar uma revolução semelhante.
Em 12 de Agosto de 2000, o K-141 Kursk, um dos mais poderosos submarinos nucleares da Marinha Russa, sofreu uma forte explosão e afundou-se no Mar de Barents durante um exercício naval de grande envergadura. Enquanto os poucos sobreviventes do acidente esperam para serem salvos, à superfície, os seus familiares desesperam à medida que os esforços de salvamento são emperrados pela falta de meios, pelos interesses políticos e patrióticos e pela urgência de esconder os segredos militares do submarino acidentado.