O filme apresenta Tony, antigo líder da gangue de brancos anglo-saxônicos chamados de Jets, apaixonado por María, irmã do líder da gangue rival, os Sharks, formada por imigrantes porto-riquenhos. O amor do casal protagonista floresce entre o ódio e a briga das duas gangues e seus códigos de honras.

As drag queens Anthony (Hugo Weaving) e Adam (Guy Pearce) e a transexual Bernadette (Terence Stamp) são contratadas para realizar um show em Alice Springs, uma cidade remota localizada no deserto australiano. Eles partem de Sydney a bordo de Priscilla, um ônibus, tendo a companhia de Bob (Bill Hunter). Só que no caminho eles descobrem que quem os contratou foi a esposa de Anthony.

Uma estrela de cinema ajuda uma jovem cantora/atriz a encontrar a fama, mesmo quando a idade e o alcoolismo fazem com que a sua própria carreira entre numa espiral descendente.

George M. Cohan (James Cagney) conta sua vida em flashback, em um tom modesto, a Franklin Roosevelt (Jack Young). Ele foi um lendário artista da Broadway que viveu a época de ouro do teatro musical nos Estados Unidos, história que é contada através de números de dança e canções. Cohan passou mais de 55 anos nos palcos, estrelou mais de 30 peças e podia dizer por aí que já havia cantado e dançado mais de 500 canções. Por isso tudo, sua história pessoal se confunde com a história americana.

O veterano da Segunda Guerra Mundial, Jerry, vive em Paris tentando se firmar como pintor. Ele conhece a milionária Milo que o apóia e tenta ajudá-lo a subir na carreira, mesmo estando mais interessada em Jerry do que na sua arte. Mas ele acaba se apaixonando por Lise que está noiva de Henri, por quem ela tem uma dívida de gratidão por tê-la salvado e a sua família durante a guerra.

Cinderela, é uma jovem que é obrigada pela madrasta a vestir andrajos e forçada a trabalhar de empregada. Ela tem como únicos amigos os animaizinhos. A fada madrinha lhe dá um lindo vestido de presente, para que ela possa ir ao baile, mas a moça precisa estar de volta até a meia-noite, pois o encanto se desfaz. No palácio, Cinderela, dança com o Príncipe, que fica encantado com ela. Ao fugir do palácio na hora combinada, Cinderela, perde um sapatinho de cristal e o Príncipe, faz de tudo para encontrar a dona daquele sapatinho.

Os produtores da Broadway Jones e Barry preparam um musical em plena era da Grande Depressão. Estrelado por Dorothy, o espetáculo possui todos os tipos de artistas, desde garotas ingênuas, passando por estrelas que se acham as melhores, loiras assanhadas e damas de vida duvidosa.

Tracy Turnblad (Nikki Blonsky), uma rapariga grande com cabelo grande e um coração ainda maior, tem apenas uma paixão - dançar. O seu sonho é aparecer no “The Corny Collins Show” o programa de dança mais em voga da televisão de Baltimore. Mas é constantemente lembrada pela sua extremamente protectora e enorme mãe, Edna (John Travolta) de que a sua enorme figura está fora das normas…pelo que nunca será popular. No entanto, nada fará parar Tracy, porque se existe algo que esta rapariga sabe, é que nasceu para dançar. Como o seu pai Wilbur (Christopher Walken) lhe diz, “Vai em Frente! Tens de pensar em grande para seres grande!”

Frank (Beau Bridges) e Jack (Jeff Bridges) são dois irmãos de Seattle que tocam piano juntos desde a infância. Seus shows em bares estão cada vez mais perdendo público e, com isso, eles cada vez menos são chamados para tocar. Na tentativa de reerguer o show, decidem contratar uma cantora para participar do número deles. Após testar sem sucesso 37 candidatas, a dupla acaba encontrando Susie Diamond (Michelle Pfeiffer), uma mulher sensual, desbocada e agressiva que acaba se envolvendo com Jack e cria atritos entre os irmãos.

Troy (Zac Efron), o popular capitão da equipa de basquetebol, e Gabriella (Vanessa Anne Hudgens), a linda e inteligente membro do clube académico, quebram todas as regras da sociedade académica de East High quando decidem participar no casting para o musical da escola. Ao tornarem o seu sonho realidade, todos irão aprender sobre aceitação, trabalho em equipa e como serem eles próprios. [por Hugo Gomes]