A Alemanha invade a Polônia em 1º de setembro de 1939 e isto marca o início da 2ª Guerra Mundial. Em menos de um mês a Polônia se rende e logo surge uma lista crescente de proibições e regras, que levaram ao aprisionamento de meio milhão de judeus-poloneses em uma parte velha de Varsóvia, que ficou conhecido como o Gueto de Varsóvia. O lugar logo se mostrou inadequado para alojar tantas pessoas. Além disto a comida era muito escassa. A luta diária não era só contra a fome, mas também contra as doenças. Esta situação se agrava em 1942, com as deportações diárias para o leste, que eram trens levando por dia seis mil judeus para os campos de concentração, onde eram executados em massa. Vendo que suas mortes eram apenas um questão de tempo, os judeus fizeram a única coisa que os nazistas nunca esperaram: revidaram.
Um garoto de quatro anos está ingressando na escola pela primeira vez. Lá ele encontra diversas crianças de sua idade, onde liderados pelo jovenzinho, que apronta poucas e boas, viverão diversas aventuras e situações não presenciadas por eles até o momento.
Um dos grandes articuladores do que se tornaria a facção criminosa Comando Vermelho, William da Silva, vai preso e mandado para o presídio de Ilha Grande, onde fica lado a lado com presos políticos. No meio de assaltos e conflitos com a polícia, formou-se um elo de amizade que geravam dívidas, que fazia com que os companheiros foragidos retornassem a ilha para libertar seus amigos. Baseado no livro autobiográfico Quatrocentos contra um - A história do Comando Vermelho de William da Silva Lima.
Movido pela busca do erotismo a qualquer custo, diplomata divide suas atenções entre a esposa e a secretária. Em viagem à Àfrica, ele compra uma bela e misteriosa escrava negra que enfeitiça a todos com a sua beleza e seu furor sexual.