Não importa onde vivemos, não importa quem somos, todos estamos rodeados por fronteiras...algumas reais, outras imaginadas. Muitos estão contentes por viverem dentro delas, outros são forçados a isso. Mas alguns de nós precisam de sair, de ver o que está do outro lado, mesmo que isso seja desconhecido e assustador. 8 Mile é a história destas fronteiras que definem as nossas vidas e da luta de um jovem para encontrar a força e a coragem para as transcender.

DJay é um rapper de trinta e poucos anos tentando se dar bem. Ele usa a ajuda de sua pequena comunidade para conseguir gravar um disco, e vê sua grande chance chegar quando o astro do gênero musical, Skinny Black, visita a cidade.

Dois jovens dançarinos promissores têm o sonho de abrir uma editora de música. Para isso têm que ganhar um concurso de dança. A competição é feroz, mas a vontade vai prevalecer a tudo.

Honey Daniels, é uma bailarina sensual afro-latina que trabalha num bar e simultaneamente dá aulas de hip-hop num centro de juventude. Honey sonha vir a ser coreógrafa de vídeos musicais e um dia, quando conhece um famosos realizador, pensa ver a sua oportunidade chegar. Com o desencadear da relação, Honey percebe que o seu sonho tem um preço muito alto. O realizador pede-lhe em troca favores sexuais, mas Honey recusa. É assim que o realizador, que não aceita um “não”, vai fazer de tudo para sabotar a sua carreira e afastá-la do negócio.