Numa expedição pelo desconhecido território americano, o lendário explorador Hugh Glass é brutalmente atacado por um urso e deixado como morto pelos seus companheiros de caça. Na luta pela sobrevivência, Glass resiste a um sofrimento inimaginável, bem como à traição de John Fitzgerald, um dos seus companheiros de expedição. Guiado pela sede de vingança e o amor da sua família, Glass terá de enfrentar um inverno rigoroso numa busca incessante pela sobrevivência e redenção.

Em 1847, o pistoleiro Glyn McLyntock guia uma caravana do Missouri até o Oregon. Cavalgando sozinho para verificar o caminho, ele resgata o também pistoleiro Emerson Cole que estava para ser enforcado. Tanto McLyntock como Cole conhecem a reputação um do outro e se respeitam. Os dois vão com a caravana até a cidade de Portland, onde negociam mantimentos para o inverno com o comerciante Tom Hendricks. McLyntock e os pioneiros seguem de navio até as terras onde irão se estabelecer. Ficam na cidade Cole e Laurie Baile, a filha do líder da caravana.Depois de algum tempo sem receber os mantimentos e nem saber de notícias de Laurie, McLyntock e o pai dela retornam à Portland. Descobrem que a cidade foi invadida por mineradores de ouro e que Hendricks não quer mais lhe enviar os mantimentos, pois prefere vender aos mineradores por um preço muito maior.

Nevada ganha $ 7000 e vai comprar equipamentos de mineração. Burridge contrata um homen para mata-lo e recuperar o dinheiro. Encontrado com o dinheiro Nevada é preso e Burridge incita os cidadãos locais a linchar Nevada.