O filme debruça-se sobre os primeiros vinte e dois capítulos do livro do Génesis e conta a forma como Deus criou todas as coisas, como Adão e Eva foram colocados no mundo e caíram em desgraça, como Caim mata Abel, como Nimrod vê ruir a torre de Babel, como Noé salva a criação na sua Arca, como Sodoma e Gomorra são destruídas e como Abraão é escolhido por Deus para ser pai de uma multidão de nações.

Um pastor nômade se reúne com sua família para contar sobre o surgimento do mundo, da natureza a criação do homem e da mulher. Ele fala sobre o pecado cometido por Adão e Eva, a expulsão do paraíso, o primeiro crime cometido por Cain, a corrupção dos homens e também sobre a tarefa que Deus dá a Noé, um homem justo que constrói uma arca para esperar o dilúvio e renovar a humanidade.

A primeira série de televisão bíblica a ser produzida em grande escala, Moisés foi filmado em grande parte nos próprios locais onde, 33 séculos atrás, os Filhos de Israel foram liderados por Moisés na sua lendária viagem de 40 anos até à Terra Prometida. A série traça a história de Moisés, desde o tempo em que foi escondido num cesto pela mãe e atirado ao Nilo, para escapar à ordem do Faraó de matar todos os bebés do sexo masculino do povo hebreu. Encontrado e adoptado por uma princesa egípcia, Moisés identifica-se com a sua nova família e o seu novo povo, mas é forçado a fugir após ter morto um abusivo capataz. Moisés regressa então ao seu povo, trazendo as Dez Pragas junto do Faraó e liderando os Filhos de Israel para fora do Egipto, e para lá do Mar Vermelho. Intermediário de Deus, Moisés recebe os Dez Mandamentos no Monte Sinai, mas é proibido de entrar na Terra Prometida, de onde apenas tem um vislumbre, no Monte Nebo onde vai para morrer