Cientistas e ativistas famosos revelam as formas como o solo da Terra pode conter a chave para combater as alterações climáticas e preservar o planeta.
Um problema de longas datas está se mostrando cada vez mais grave. Mudanças de temperatura, inundações, e outros fenômenos semelhantes têm se tornado cada vez mais comum, e o que tem sido feito na tentativa de amenizar essa situação? É na busca por respostas para essas questões que Leonardo DiCaprio abraça a missão de testemunhar as mudanças climáticas em diversos países, e de uma forma nunca vista antes.
"A Era da Estupidez" mostra a que ponto chegou a destruição ambiental no mundo e alerta para a responsabilidade de cada indivíduo em impedir a anunciada catástrofe global. Misturando documentário e ficção, o filme é estrelado pelo ator indicado ao Oscar, Pete Postlethwaite, que interpreta um velho sobrevivente no devastado mundo de 2055. Ao analisar cenas das muitas tragédias ambientais ocorridas no início do século 21, ele se pergunta por que os seres humanos não se salvaram quando ainda tinham a chance.
No inverno de 2013/2014 a costa portuguesa foi devastada por fortes e contínuas tempestades e ondas altamente energéticas, tendo este problema sido notícia pelos piores motivos. Nos últimos anos, Portugal sofreu um avanço progressivo do mar, provocado por diversos factores, colocando em perigo a segurança de pessoas e edifícios. A informação disponibilizada pelos meios de comunicação social não parece suficiente para compreender todos os fenómenos de erosão costeira que ocorreram. Numa altura em que a comunidade científica debate os problemas e as causas da erosão da costa noroeste portuguesa, parece importante disponibilizar esta informação a todos os cidadãos.