Kenai, um rapaz bastante impulsivo, é transformado por artes mágicas num urso. Desde esse momento, ele terá de ver o mundo de uma perspectiva totalmente diferente e aprenderá importantes lições sobre a vida enquanto luta por recuperar a sua forma humana.
Borat, um importante repórter da Televisão do Cazaquistão, é enviado aos Estados Unidos da América para fazer um documentário sobre o maior País do mundo. Na cidade de Nova Iorque na companhia da sua primitiva equipa de reportagem, Borat está mais interessado em encontrar a “boa” da actriz Pamela Anderson para a pedir em casamento, do que outra coisa…
Faz uma semana que o Kenai deixou o seu irmão Denahi. Nita, uma amiga de infância de Kenai, antes de ser transformado em urso, recebeu dele um amuleto nas Cataratas Hokani durante o equinócio, por isso, quando cresceram, Kenai se separou da sua aldeia porque os seres-humanos já não precisam dele, e Nita resolve se casar com Atka (Rival de Kenai), os espíritos proíbem por julgar Nita casada com Kenai ainda. Agora, Nita, Kenai e Koda tem que ir ás Cataratas Hokani durante o equinócio novamente para queimar o amuleto, e quebrar a união determinada pelos ancestrais.
Após ser expulso da floresta, o elétrico Pica-Pau sente que encontrou a sua casa definitiva no Campo Woo Hoo... até que um inspetor ameaça fechar as instalações.
O Dr. John Dolittle (Eddie Murphy), o médico que tem o dom de conversar com os animais, parte para uma floresta juntamente com sua família, a fim de evitar a extinção de uma raça de ursos. Mas para que isto ocorra ele precisa antes arrumar um companheiro para a ursa local.