Após a inesperada demissão do professor de história da Universidade, John Oldman, seus colegas vão a sua casa, pressionando-o para uma explicação. Mas eles ficam chocados ao ouvir a sua razão de aposentadoria prematura: John alega que ele deve seguir em frente, porque é imortal, e não pode ficar em um lugar por mais de dez anos sem que o seu segredo seja descoberto. Exaltados os colegas do professor John tentam entender sua história, mas logo se torna evidente que ela é tão impossível de contestar como também verificar.

Na pré-história, a A tribo Ulam vive em torno de uma fonte natural de fogo, mas, quando este fogo se extingue, três membros saem em busca de uma nova chama. Depois de vários dias andando e enfrentando animais pré-históricos, eles encontram a tribo Ivakas, que descobriu como fazer fogo. Para que o segredo seja revelado, eles seqüestram uma mulher Ivaka. A crueldade e o rude conhecimento de ambas as tribos vão sendo revelados.

Tribo de Neandertais encontra a menina Ayla (Daryl Hannah), uma Cro-Magnon órfã. Iza (Pamela reed) e Creb (James Remar), o curandeiro e sábio da Tribo da Caverna do Urso, praticamente adotam Ayla e a educam como uma Neandertal, apesar das objeções de outros membros. Ayla cresce diferenciada de todos, hábil, inteligente e determinada, o que incomoda Broud (Thomas G. Waites), futuro líder da tribo. Cabe a ela agora, defender sua identidade e encontrar seu espaço. Baseado em best-seller de Jean M. Auel.