Henry Frankenstein, um cientista louco, vive obcecado pela ideia de criar um ser, com partes de corpos humanos que vai roubando, e ao qual tenciona dar vida usando a electricidade. O que ele desconhece é que o seu ajudante, o corcunda Fritz, roubou o cérebro de um psicopata para a criatura, que assim se tornará num monstro que usa da violência sem qualquer critério.

Em 1794, um explorador que tenta chegar ao Pólo Norte encontra um moribundo Victor Frankenstein. Em seguida, surge uma criatura. Assim, Victor decide contar a sua história fatal... e a forma como, em busca de grandeza e vaidade, tentou vencer a morte e criar vida, acabando por criar um monstro e, assim, condenar-se a si mesmo e a toda a sua família.

Frankenstein, um jovem estudante de medicina, tenta criar o ser humano perfeito, em vez disso, cria um monstro disforme. Enjoado com o que fez, Frankenstein é consolado pela sua noiva, mas na noite de núpcias é visitado pelo monstro. Então inicia-se uma luta, mas o monstro, ao ver-se no espelho, fica horrorizado e foge. Mais tarde, ele retorna, entrando no quarto da noiva, e encontra-a sozinha. Primeira versão cinematográfica do livro clássico de Mary Shelley.