Esta curta de animação de Miyazaki foi criado como um videoclipe para a música "On Your Mark" da dupla japonesa Chage & Aska. A narrativa não é linear, sem diálogo e segue vagamente a letra da música e o refrão. O vídeo parece uma versão compactada de um filme épico de Miyazaki. A história segue dois policias num cenário futurista nas suas repetidas tentativas de resgatar uma misteriosa garota alada.

No século XXIII, os sobreviventes de um Holocausto vivem numa cidade condenada isolada do resto do mundo. Ali, apenas podem viver até aos 30 anos (devido ao controlo da população e aos recursos limitados). Por isso, têm duas escolhas: ou participam numa cerimónia de exterminação onde lhes é prometido o renascimento ou podem tentar fugir e sobreviver fora da cidade.

Em 2013, após a Terceira Guerra Mundial, as cidades acabaram isoladas entre si, não há governo e milícias armadas, a cavalo, oprimem as populações. Um homem vai alterar isso quando, de modo algo acidental, acaba por despoletar um movimento de resistência à opressão.

Cal Rhodes (Gene Hackman) é um coronel aposentado do exército norte-americano que tem tentado durante dez anos conseguir do governo alguma informação relativa ao desaparecimento de Frank (Todd Allen), seu filho, que em 1972 tinha sido considerado desaparecido na Guerra do Vietnã. Frank foi visto pela última em um campo de prisioneiros de guerra no Laos, mas apesar desta informação o governo nada faz, pois considera Frank desaparecido em combate. Assim Cal usa toda sua experiência militar para formar um grupo de resgate formado por veteranos e um novato, Scott (Patrick Swayze), cujo pai também foi para o Vietnã e não voltou, e treiná-lo. Cal tem total apoio financeiro de MacGregor (Robert Stack), um multimilionário cujo filho também é um prisioneiro de guerra. Mas esta missão envolve riscos e provavelmente nem todos vão sobreviver.

O mundo trava uma guerra com armas biológicas e parece próximo da aniquilação. O médico Robert Neville (Charlton Heston), que havia tomado uma vacina experiental, é o único sobrevivente. Pelo menos na forma humana que sempre se conheceu, uma vez que a praga biológica matou a todos mas manteve vivas algumas centenas de pessoas completamente deformadas. Estas crêem que a ciência e tecnologia do homem foram responsáveis pela guerra e agora querem punir o único homem que sobrou, o Dr. Neville.