O filme "A conquista do Oeste" é um western panorâmico, técnica e tematicamente, que segue o itenerário de uma família de pioneiros do Oeste, a família Prescott. É, na verdade, um belo e grandioso fresco épico e heróico que descreve a génese da América na sua expansão até às últimas fronteiras.

Em meio a uma série de aventuras, um inveterado jogador de póquer tenta arranjar os três mil dólares que lhe faltam para participar de um torneio de jogo milionário numa barca do Mississipi, no qual o vencedor vai receber meio milhão de dólares.

Vivendo em meio a hostil território Apache, Angie Lowe (Geraldine Page) insiste em não deixar a propriedade antes da volta de seu esposo Ed (Leo Gordon). Hondo Lane (John Wayne), um frio caubói de passagem, acaba capturado pelo líder indígena Vittorio (Michael Pate) e para escapar da morte passa-se pelo desaparecido marido. Sua missão agora é proteger a mulher e o filho dela, Johnny (Lee Aaker).

Em 1800, uma princesa (Lucy Liu) sequestrada na Cidade Proibida, na China, e levada até o Velho Oeste americano. Na tentativa de salvá-la parte Chon Wang (Jackie Chan), que se depara com uma cultura completamente diferente da sua. Ao ser atacado por cowboys armados, Wang responde com acrobáticos golpes de kung fu que deixam os americanos de cabelo em pé.

Rachel descobre que não é filha de um casal de rancheiros, mas sim uma descendente dos índios Kiowa, raptada quando era bebé num ataque à tribo. Agora, os índios regressaram e exigem que ela lhes seja entregue, ao mesmo tempo que a família se divide entre a aceitação e a intolerância face a Rachel.

Esta foi uma das maiores produções da década de 70, com a explosão de clássicos italianos de faroeste, Terence Hill interpreta Joe Thanks, o grande bandido "quase artista", e oponente do Major Cabot (McGoohan), que retrata um oficial desonesto da cavalaria, cujo plano de um grande massacre indígena, supostamente lhe trará grande lucro. O filme apresenta uma performance extraordinária por parte de Patrick McGoohan, além de uma participação especial ímpar de Klaus Kinski.

Bandidos disfarçados de índios atacam os colonos semeando o terror e a sede de vingança nos colonos, mas Winnetou e Old Surehand estão determinados a desmascarar os bandidos e manter a paz entre os colonos e os índios, enquanto protegem a bela Annie Dillman que transporta uma fortuna que tem de entregar ao pai no Arizona.

O bando do impiedoso Duncan massacra uma tribo de índios Navajo inclusive mulheres e crianças apenas para conseguir e depois vender escalpos. O guerreiro mestiço Joe sobrevive ao massacre e parte para a vingança contra os fora-da-lei. Pouco tempo depois ele é avisado por prostitutas que Duncan planeja roubar um trem carregado de dinheiro governamental destinado ao banco do povoado de Esperanza. Joe foge com o trem e o dinheiro e quer enfrentar os bandidos na cidade, mas a população desarmada teme confiar em um índio.

Old Surehand chega a Mason City seguindo uma nova pista sobre o assassino do irmão, um bandido conhecido como “O General”, que procura há três anos. No entanto, Old Surehand vê-se envolvido num conflito latente entre os colonos e os índios Comanches em estado de guerra e de vingança devido ao assassinato do filho do Chefe. Na companhia do seu fiel amigo Old Wabble, que os as autoridades julgam ser o assassino do irmão de Surehand, e com a ajuda do seu amigo e irmão de sangue de sangue Winnetou, o afável Chefe dos Apaches, Surehand tudo fará para impedir a guerra…