Uma rapariga pobre vê imagens de felicidade nas chamas dos fósforos que ela acende para se manter quente, ao som do "Quarteto de Cordas em Ré Maior: Terceiro Movimento: Noturno (Andante)" de Alexander Borodin.

Uma jovem está encantada pela deslumbrante paisagem. Em seu ardente romantismo, julga estar a ser perseguida por um fauno maléfico. Um dos primeiros filmes do cinema fantástico português.

O filme ilustra a vida de Diogo Alves, um espanhol que veio viver para Lisboa e que, entre 1836 e 1839, perpetrou vários crimes hediondos, muitos deles instigados pela sua companheira Parreirinha. São invocados os assassinatos, os assaltos, a denúncia. O criminoso é, por fim, apanhado pelas autoridades e sentenciado à forca.

Fernando tenta se reaproximar da mãe idosa. No entanto, existe uma barreira entre os dois: o fato do filho ser homossexual. Ele quer falar sobre a sua opção, mas a mulher parece se recusar a ouvir aquilo que já sabe.

Desencantada com baladas e festas, Camila terminou um namoro recentemente e divide sua vida entre as amigas e o cachorro. Apesar da vontade de estar só, o destino lhe reserva algumas surpresas.