Garfield era ainda um gatinho quando resolveu adoptar Jon, numa altura particularmente solitária da vida dele. O tempo passou, o gato cresceu (e engordou), mantendo-se sempre fiel à sua natureza preguiçosa, comilona e divertida. Mas a placidez da sua vida ao lado de Jon e de Odie, o seu companheiro canino, muda drasticamente quando Garfield se cruza com Vic, o seu aventureiro – e muito irresponsável – progenitor. Embora Garfield tenha grandes dificuldades em admiti-lo, há entre ele e Vic muito mais em comum do que parece à primeira vista.

O filme se desenvolve em pequenas estórias, todas narradas a partir de conceitos filosóficos expressos por Mark Twain. Arrepelações contrapondo os conceitos e idéias daquilo que se julga verdade absoluta sobre certos temas um tanto nocivos, e ainda assim, muito moralista como: O céu, o inferno, o bem e mal e a importância da vida.

Uma tímida auxiliar de enfermagem ganha um novo fôlego na vida quando ela e um vizinho solitário perseguem os criminosos que lhe assaltaram a casa.

O que une grandes amigos? Para Daphne, Velma, Fred, Salsicha e o cãozinho Scooby-Doo, é um mistério! Literalmente! Neste filme, os fãs são levados de volta no tempo, para quando os nossos quatro heróis eram adolescentes novatos no assunto - sempre acompanhados por um cão detetive - e tiveram o seu primeiro encontro profissional. Injustamente acusados de encenar uma brincadeira com fantasmas, os rapazes são suspensos da escola. Para limpar os seus nomes, eles unem-se para resolver um mistério sobrenatural... E embarcam numa aventura repleta de bom humor. Esta história revela as origens de alguns dos personagens mais queridos do universo da animação e mostra que a lealdade aos amigos não é apenas uma característica dos cães!