Através de três turbulentas décadas, Forrest cavalga numa cadeia de eventos que o levam da incapacidade física até ao estrelato no futebol, de herói do Vietnam a empresário de pesca de camarão, de honras na Casa Branca aos braços do seu verdadeiro amor. Forrest é o símbolo de uma era, um inocente à solta numa América que está a perder a sua inocência. O seu coração sabe o que o seu limitado QI não consegue saber. O seu compasso moral nunca balança. Os seus triunfos tornam-se numa inspiração para todos. Forrest Gump, é a história de uma vida.
Na década de 20, David Aaronson e Maximillian Bercouicz, dois amigos de origem judaica, crescem juntos cometendo pequenos crimes nas ruas do Lower East Side, Nova Iorque. Gradualmente, estes crimes assumem proporções maiores e a máfia judaica passa a ter tanta força que os amigos do passado se tornam rivais.
Jimmy, Dave, Sean são três amigos que cresceram juntos em Boston, mas que seguiram caminhos diferentes depois de Dave ter sido raptado e alvo de terríveis abusos sexuais, dos quais consegue escapar com vida, muito embora marcado para toda a vida. Anos depois, eles reencontram-se quando Katie, a filha adolescente de Jimmy, aparece morta. A investigação fica a cargo de Sean, que é agora da polícia, mas as suas suspeitas apontam precisamente para Dave, que mantém uma atitude suspeita e parece estar a esconder qualquer coisa acerca da noite do crime. Seja como for, Sean precisa apressar-se a descobrir o culpado, porque o desgostoso Jimmy está decidido a fazer justiça pelas próprias mãos.
Truman Capote inaugurou um género literário chamado romance não-ficcional, de que “A Sangue Frio” e “Boneca de Luxo” são dois exemplos clássicos. Capote teve uma vida atormentada, preenchida pelo álcool, que viria a matá-lo, mas o filme foca a fase em que escreveu "A Sangue Frio", um livro sobre um crime no Kansas, durante a qual acabou por desenvolver uma estreita relação com Perry Smith, um dos assassinos condenados à morte.
A verdadeira história sobre o maior criminoso de guerra da Holanda durante a Segunda Guerra Mundial, Andries Riphagen. Ele chantageava judeus escondidos e foi responsável por centenas de mortes.
Passados oito anos do incidente na InGen, o Dr. Alan Grant está feliz com a sua vida afastado de todos os dinossauros exceto os fossilizados. Infelizmente, este encontra-se praticamente sem dinheiro para continuar a sua investigação, aceitando, por isso, a oferta do abastado empresário Paul Kirby: bastou um voo sobre a isolada Isla Sorna, local onde se situava o segundo centro de investigação da InGen, e o Dr. Grant conseguiu a bolsa necessária para financiar os seus projetos durante muito tempo. Aquilo que ele não sabia era que Kirby apenas queria um especialista em dinossauros para o ajudar, a ele e à mulher, a encontrar o seu filho Eric, de 14 anos, que se despenhou na ilha enquanto fazia parapente. Aquilo que ele já suspeitava, mas que nunca quisera ver, é que os Velociraptores tornaram-se numa espécie capaz de comunicações complexas e estão, como tal, mais perigosos que nunca.
Um agente do FBI acompanha uma testemunha num voo do Hawai para Los Angeles, quando um assassino liberta centenas de cobras venenosas dentro do avião, de forma a matar testemunha. O agente do FBI, juntamente com um piloto sem experiência, passageiros e tripulação aterrorizados, têm de juntar forças para garantir a sobrevivência de todos.