Considerado um dos filmes mais bonitos dos últimos anos, Rio da Lua se passa na Índia nos anos 30. Aos oitos anos de idade, Chuyia não é apenas casada, mas também já é viúva. E nunca conheceu o marido. De acordo com a tradição, ela é enviada para uma casa onde as viúvas são obrigadas a ficar, isoladas da sociedade, até o final de suas vidas, sem que possam alguma vez voltar a casar. Lá, conhece Kalyani, uma bela e jovem mulher de quem se torna amiga. Kalyani ousa desafiar as rígidas regras apaixonando-se por um jovem com estudos.
O Natal é uma altura mágica em que tudo pode acontecer. E, a Annie Reed, uma jornalista com os pés bem assentes na terra, algo está prestes a acontecer. Quando se dirige de carro para casa do seu noivo, na véspera de Natal, Annie ouve um programa de rádio que irá mudar a sua vida. Jonah, um rapazinho de oito anos, preocupado com o seu pai, que ficou recentemente viúvo, telefona para um programa de rádio ao vivo. Persuadido a falar ao telefone, Sam, o pai de Jonah, fala no amor que sentia pela sua falecida mulher, e de como o tempo que passavam juntos era pura magia. Annie sente-se tão tocada por este sentimento que decide que tem de conhecer Sam. Porém, há alguns problemas. Sam está em Seattle, Annie em Baltimore... e Sam nem sabe que Annie existe!
Carola Lehmann (Nina Hoss) está em férias no Quênia. Quando faltam poucos dias para retornar ela conhece Samburu (Jacky Ido), um guerreiro Lemalian que usa armas e roupas tradicionais. Fascinada, ela logo se apaixona. Carola decide cancelar o vôo de volta e mandar Stefan (Janek Rieke), seu namorado, retornar sozinho, enquanto ela própria percorre o Quênia tentando reencontrar Samburu.
Lucy é uma mulher trabalhadora que tem uma vida amorosa resumida a relacionamentos casuais e superficiais. Um dia ela conhece Cal, um novo morador de sua cidade que irá despertar a vontade de Lucy de ter uma relação mais séria.
Rachel Lang é uma jovem com estranhos poderes telecinéticos, que não controla na totalidade. A sua má relação com a família levou-a a viver uma vida tímida e retraída. Na escola, a maioria dos colegas ri e faz troça dela... até ao dia em que ela resolver libertar a sua fúria.