O filme "A conquista do Oeste" é um western panorâmico, técnica e tematicamente, que segue o itenerário de uma família de pioneiros do Oeste, a família Prescott. É, na verdade, um belo e grandioso fresco épico e heróico que descreve a génese da América na sua expansão até às últimas fronteiras.
Cat Stevens (Hill) e Hutch Bessy (Spencer) recebem 300 mil dólares de Mr. Harold, o presidente do banco de El Paso, como recompensa por terem encontrado uma carroça cheia de ouro, que havia sido roubada. Mas, assim que eles deixam a cidade, Mr Harold vai até a cadeia falar a seguinte proposta: ele o ajuda a fugir e, em contrapartida, Caco recupera o dinheiro entregue a Stevens e a seu amigo. Caco aceita, mas está obcecado em se vigar das pessoas que o colocaram na cadeia. Uma vez fora de El Paso, Caco rouba o dinheiro da dupla Car e Hutch, e foge para o Mpexico para terminar sua vingança. Porém, Cat e hutch não desitem facilmente, e nosso filme então, vai para um final apocalíptico. Indispensável aos amantes do gênero.
Durante a Guerra Civil, Leander McNelly (Dylan McDermott), capitão dos Texas Rangers, deixa sua família e seu posto no sul do Texas para lutar ao lado de seus homens pela Confederação. Terminada a guerra, McNelly volta, mas sua mulher e filhos desapareceram, levados por bandidos. Depois de dez anos, o governador procura McNelly para reorganizar os Texas Rangers. Enquanto isso o jovem Lincoln (James Van Der Beek), que acaba de terminar os estudos e voltar para o Texas, tem sua família inteira assassinada por ladrões de gado e decide se tornar um Texas Ranger. Juntos eles se envolvem em uma perigosa batalha, jurando proteger os inocentes e as mulheres que amam, arriscando a própria vida para defender seu território e aprendendo que o cumprimento da lei é, acima de tudo, um ato de valentia.
Para os proprietários corruptos dos caminhos de ferro, Jesse James e Cole Younger são metediços, arruaceiros, ingratos e perfeitos candidatos para a forca. MAs para os habitantes oprimidos de Liberty, Missouri, eles são algo completamente diferente: heróis. Jesse, Cole e o seu bando de bandidos cavalgam para salvar os agricultores aterrorizados pelo esquema de apropriação da terra montado pelos proprietários dos caminhos de ferro em Pistoleiros Americanos, uma actualização do célebre mito do Velho Oeste americano protagonizado por Colin Farrell (Tigerland) no papel do carismático Jesse James, Scott Caan (Varsity Blues) no do impetuoso Cole. Ali Larter (O Último Destino) interpreta Zee, a corajosa mulher de Jesse. "Se eu tivesse que inventar o bando de fora-da-lei ideal," afirma o detective Allan Pinkerton (Timothy Dalton), "este bando esria o resultado." Embora não o tenha criado ele vai com certeza ter imenso trabalho para lidar com eles.