O livreiro judeu Guido é um homem alegre, inventivo e apaixonado pela vida. Quando a ascensão do Facismo e a entrada de Itália na Segunda Guerra Mundial destroem a sua vida, levando-o a conhecer o racismo e o medo, ele cria uma realidade alternativa que conta ao seu filho pequeno, a fim de o poupar da dureza da realidade.
Prisioneiros de guerra americanos em campo de concentração alemão falham em cada uma das tentativas de fuga, resultando em duas mortes. Há a suspeita de que exista um informante traindo para conseguir privilégio. A partir daí, um mundo de intrigas e traições é vivido por cada um dos prisioneiros, que querem descobrir quem é o traidor.
No fim de sua formatura na Universidade de Chicago, Harry Burns (Billy Crystal) dá a Sally Albright (Meg Ryan), formanda amiga de sua namorada, uma carona até Nova York. Os anos passam e eles continuam a se encontrar esporadicamente, mas a grande amizade que desenvolveram é abalada ao perceberem que na verdade estão apaixonados um pelo outro.
Bridget Jones é uma mulher de 32 anos que, em pleno Ano Novo, decide que já está mais que na hora do que tomar o controlo da sua própria vida, perder peso, deixar de fumar e arranjar namorado. Começa, também, a escrever um diário: o mais provocativo, erótico e histérico livro que já esteve na cabeceira da sua cama, onde ela poderá também colocar as suas opiniões sobre os mais diversos assuntos da sua nova vida.